Pessoas com deficiência customizam abadás para desfile inclusivo de carnaval

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta sexta-feira (24) uma oficina gratuita de abadás de carnaval para pessoas com diversos tipos de deficiência na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, no Macedo. Os 35 inscritos para a atividade e seus acompanhantes utilizaram lantejoulas, fitas coloridas, franjas e plumas para personalizar a vestimenta que usarão na ala inclusiva do Bloco Jacaré de Teta, cujo desfile carnavalesco acontecerá no próximo dia 4 de março (sábado) no Parque Cecap a partir das 11h.

“Esta é uma atividade cultural, de inclusão e de socialização para as pessoas com deficiência e que conta com parceria da Vigorito. É importante estimularmos a ocupação de espaços e, desta forma, também combatermos o preconceito e a discriminação contra esse segmento”, disse o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido, que estima reunir no desfile do bloco 200 participantes, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

Apreciador estilos musicais como rock, forró e axé, Vinícius Oliveira da Silva, de 18 anos, decorou seu abadá com fitas para estrear no desfile do Jacaré de Teta. “Vai ser muito divertido. Vou dançar bastante”, contou o jovem autista, que concluiu o ensino médio e planeja fazer um curso de locutor de rádio.

Segundo sua mãe, a dona de casa Luzia Oliveira da Silva, estar no bloco é uma maneira de tirar o filho de casa para passear. “Trata-se de um incentivo para que ele conviva com outras pessoas, pois é muito inteligente e gosta de ficar no computador”, revelou a moradora do Jardim Presidente Dutra.

Melissa Aparecida Penas Franco é mãe de Emanuelly Fernanda, de sete anos, que nasceu com deficiência auditiva. Aluna de uma classe bilíngue para surdos na EPG Crispiniano Soares, ela consegue sentir a vibração do som alto e gosta de brincar e dançar com as primas. É primeira vez que participará do carnaval de rua. “É uma oportunidade de ela conhecer mais crianças e de se divertir também”, afirmou Melissa, que vive no Jardim das Palmeiras.

Ala Inclusiva

Pela segunda vez a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, leva pessoas com todos os tipos de deficiência para integrar a ala inclusiva do Bloco Jacaré de Teta, que desfilará atrás da bateria. A concentração dos participantes dessa ala ocorrerá às 11h no Centro Comercial do Parque Cecap para que possam prestigiar a apresentação da bateria dos assistidos pela Casa de Davi.

No local haverá também brinquedos infláveis, brincadeiras com bolinha de sabão e os foliões ganharão pulseiras que vão permitir visitar o trio elétrico parado, antes do início do cortejo pelas vias do bairro.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro