Polícia prende acusado de aplicar golpe com antena que dispara milhares de SMS com mensagem falsa de CNH suspensa

A polícia de São Paulo prendeu na quinta-feira (23) um homem acusado de aplicar golpes usando uma antena portátil que dispara simultaneamente milhares de mensagens SMS com informações falsas.

O usuário recebia textos que diziam haver alguma dívida em banco ou que o Detran suspendera a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pelo menos cem pessoas caíram nesse tipo de golpe no ano passado na capital paulista. Segundo informações, é através da antena portátil que criminosos capturam dados de qualquer pessoa que estiver passando pelo ponto de transmissão e disparam as mensagens.

Geralmente as mensagens são apelativas, para assustar a vítima. O especialista e professor de ciência da computação da Universidade Mackenzie Irapuan Glória Júnior explicou os gatilhos utilizados por esses criminosos para pescar as vítimas.

Segundo o especialista, são sempre mensagens que exaltam a urgência, para que a vítima seja afetada emocionalmente e queira resolver isso da forma mais rápida possível.

O jornalista Leandro Sena diz receber desde outubro esses SMSs. Ele achou estranho e perguntou para outras pessoas sobre o que tinha recebido e se deu conta de que não era o único. “Fiquei curioso, e quando cheguei ao trabalho e compartilhei com meus colegas, praticamente todos tinham recebido a mesma mensagem”, disse.

Para o especialista, a melhor maneira de evitar cair nesses golpes é não clicar em links suspeitos e, sempre que surgir alguma dúvida, buscar contato com o órgão ou empresa citado no texto.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Grupo é suspeito de enganar idosos com doações de cestas básicas para roubar dados e fazer empréstimos no DF

Golpe do falso aluguel: quadrilha é presa por lesar plataformas com calote em contratos em nome de terceiros

Golpe da CNH: Detrans alertam sobre ação de criminosos por SMS; saiba como se proteger