Polícia prende nove pessoas em operação contra ‘golpe do 0800’ em São Paulo

Nove pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil para combater um golpe bancário conhecido como “0800”, na manhã desta quarta-feira (30), em São Paulo (SP).

A operação, intitulada Operação Linha Cruzada, é realizada por equipes do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro de São Paulo) e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

No total, nove mandados de prisão foram cumpridos nas cidades de Guarulhos, Francisco Morato, São Caetano do Sul e na capital paulista, além de 36 mandados de busca e apreensão.

As equipes também identificaram pelo menos quatro vítimas, que são do Rio Grande do Sul e tiveram um prejuízo de cerca de um milhão de reais.

A delegada responsável pela operação informou que a quadrilha é de São Paulo. Os criminosos escolhiam vítimas do Sul do país para garantir a impunidade e atrapalhar nas investigações. Além disso, eles cadastravam contas no nome de pessoas em situação de rua, que eram os “laranjas” do esquema. Um deles chegou a ter 18 contas bancárias em seu nome.

O golpe consiste no seguinte modus operandi: os golpistas enviam um SMS para a vítima, dizendo que houve uma transação bancária de alto valor no cartão de crédito da mesma, e junto da mensagem, há um link que a pessoa pode acessar.

Fonte: Com informações da Agência Estado

Notícias Relacionadas

Sem licença sanitária, clínica onde mulher morreu ao fazer hidrolipo foi autuada e interditada por exercer atividade irregular

Grupo chefiado por chineses usou três fintechs para movimentar R$ 6 bilhões em crimes financeiros, diz PF

50 corintianos entram em confronto com a PM após tentativa de emboscada a vascaínos em SP; oito torcedores são presos