Prefeitura alerta para golpe com envio de formulário falso para vacinação

A Secretaria da Saúde de Guarulhos informa que alguns moradores da cidade receberam emails falsos com formulário de cadastramento para vacinação contra a Covid-19.  Por isso, alerta para que não façam nenhum download nem forneçam qualquer informação, pois se trata de golpe, uma vez que o cadastro para receber a vacina deve ser efetuado exclusivamente pelo site da Prefeitura: https://www.guarulhos.sp.gov.br/form/cadastro-de-vacinacao.

No falso email disparado consta inclusive o CPF da pessoa que recebeu a mensagem, na frente do link para download da suposta ficha cadastral. Em um desses correios eletrônicos, que está em poder da Secretaria da Saúde, o remetente aparece como Departamento de Imunização e Doenças (090659@atendimento17.placeempresa.com), o qual também não tem nenhuma relação com o provedor oficial da Prefeitura.

É importante destacar que, mesmo após efetuado o cadastro no site da Prefeitura, nenhum email é enviado para confirmação do agendamento. Quem comunica a pessoa sobre a data e o horário em que ela deverá comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a vacina são os próprios profissionais da UBS por meio de ligação telefônica.

Portanto, é fundamental que, no momento do cadastramento, o formulário seja preenchido com o número de contato telefônico atualizado e CEP correto, porque é através do código de endereçamento postal que a pessoa será direcionada à unidade mais perto de sua residência.

O cadastramento no site da Prefeitura para receber a vacina já pode ser efetuado por idosos de 60 anos ou mais, além de profissionais de saúde que ainda não tomaram a primeira dose. O preenchimento do formulário online deve ser feito mesmo por aqueles que se cadastraram no Portal Vacina Já, do governo estadual, uma vez que esta plataforma serve apenas para facilitar a inserção dos dados do vacinado no sistema nacional Vacivida.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro