A Prefeitura de São Paulo entrega, nesta segunda-feira (23), um novo trecho da faixa azul para motos no Corredor Norte-Sul, no sentido Aeroporto de Congonhas.
A sinalização está sendo implantada nas avenidas Moreira Guimarães e Rubem Berta. Hoje, passam a operar novos 3,5 km. Em seguida, a faixa azul chegará à avenida Santos Dumont.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a faixa azul é uma sinalização de segurança para os motociclistas, com o objetivo de organizar o trânsito da cidade, principalmente nos horários de pico e congestionamento.
Atualmente, a faixa azul está em funcionamento em um trecho de quase 2 km, englobando as avenidas Prestes Maia e Tiradentes, implantado há menos de um mês. Desde janeiro de 2022, outro trecho, de 5,5 km, está em funcionamento na avenida 23 de Maio, entre a praça da Bandeira e o complexo viário Jorge João Saad.
Em janeiro deste ano, a prefeitura ainda anunciou a expansão do projeto para mais 220 km em vias importantes da capital, como as marginais Pinheiros e Tietê. O projeto-piloto implementado na avenida 23 de Maio completou um ano sem registros de mortes nas vias com a Faixa Azul.
O planejamento da CET também prevê a entrega de pelo menos um novo corredor de faixa azul na cidade a cada quinzena, que vai totalizar aproximadamente 100 km até o fim de dezembro. Confira o cronograma:
- Corredor Norte-Sul (avenidas Rubem Berta, Moreira Guimarães e Santos Dumont) – a partir de 23/10;
- Av. Sumaré e Paulo VI – a partir de 6/11;
- Av. Nações Unidas – a partir de 20/11;
- Av. Miguel Yunes – a partir de 20/11;
- Av. Faria Lima – a partir de 4/12;
- Av. Zaki Narchi – a partir de 4/12;
- Av. Luiz Dumont Villares – a partir de 4/12;
- Av. do Estado – a partir de 18/12;
- Av. Jacu Pêssego (inclui a av. Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar) – a partir de 18/12.
Fonte: r7