Prefeitura inicia a entrega de 300 kits multimídia nas escolas de Guarulhos

Ao longo do mês a Prefeitura de Guarulhos entrega 300 kits multimídia nas escolas da rede municipal, nos CEUs, nos Centros Municipais de Incentivo à Leitura (CMILs) e nos demais centros de educação. A aquisição tem como objetivo potencializar o trabalho pedagógico dos professores por meio de novas tecnologias e contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos de forma participativa e integrada.    

Implementado pela Secretaria de Educação, o kit multimídia substituirá os quadros tradicionais utilizados nas salas de aulas por meio de sistema de projeção interativo, canetas digitalizadoras e controle remoto para acesso às diversas funções disponíveis. “O equipamento objetiva a melhoria na qualidade do material pedagógico oferecido para as nossas crianças, jovens e adultos, contribuindo para o avanço do uso da tecnologia na escola e, principalmente, para o processo de ensino e aprendizagem”, destaca o secretário de Educação, Alex Viterale.       

O acesso à internet, disponível em todas as unidades escolares da rede municipal, viabiliza o uso da ferramenta por professores, gestores e alunos. “O projetor interativo nas escolas garante a promoção da equidade de acesso às tecnologias ao ampliar as oportunidades e experimentações do mundo de maneira interessante, atraente, participativa e contemporânea, conforme previsto na proposta curricular municipal”, reforça Solange Turgante, diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), que realizou testes no equipamento.

A EPG Felício Marcondes, no Jardim São Ricardo, já utiliza o equipamento com os alunos do Ensino Fundamental. “Durante a pandemia a tecnologia passou a ser mais presente na vida de todos. E com o uso dessa ferramenta digital a professora pode espelhar do celular para o painel interativo tudo o que foi planejado para a aula, dando mais agilidade e interatividade. É fantástica essa experiência, além de contribuir para inserção digital dos alunos que não possuem acesso à internet em suas casas”, relatou o vice-diretor da escola, Rafael Paixão, que durante a hora-atividade orientou as professoras sobre como utilizar o equipamento.

Inovação e protagonismo

A versatilidade do recurso permite atender a necessidades comuns e específicas de crianças e adultos, o que potencializa o protagonismo de educadores e educandos. “O equipamento é intuitivo e acessível e o uso da caneta interativa facilita a seleção de ícones e a realização de movimentos com mais naturalidade na superfície projetada. As contribuições do uso do kit multimídia para o processo de ensino e aprendizagem são inúmeras; seu uso demanda clareza e intencionalidade dos educadores para promover uma aprendizagem participativa e integrada”, explica Paula Teixeira, coordenadora de Programas Educacionais da equipe de formação do Doep.  

Dentre os direitos a aprendizagem contemplados pelo uso do novo equipamento estão a utilização de diferentes linguagens e mídias ao explorar e experimentar novas ferramentas, o desenvolvimento do conhecimento e a apropriação das tecnologias para reflexão e a busca por soluções para desafios com liberdade de escolha.

Em 2019 a tecnologia passou a ter mais destaque como forte aliada da educação por meio do Programa de Inclusão Digital (Plug), que passou a oferecer novas atividades e aulas mais atrativas para as crianças. A Prefeitura de Guarulhos adquiriu laboratórios móveis de informática com capacidade para atender todos os alunos da rede, com computadores portáteis que permitem acesso à internet e dispõem de aplicativos educacionais. Já em 2022 foram entregues 17 mil netbooks para professores e gestores, além de 11 mil novos netbooks para uso dos estudantes rede municipal.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro