Prefeitura inicia programa de imunização contra a meningite

A Secretaria da Saúde de Guarulhos começou a imunização com a vacina meningocócica C (conjugada) na última quarta-feira (23). O programa vai prosseguir até o mês de julho em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. De acordo com a Prefeitura, é fundamental, neste momento, buscar as crianças e adolescentes com até dez anos de idade não vacinados para tomar a dose contra a meningite, dada a importância da imunização nesse grupo etário. Mesmo que a faixa com maior risco de adoecimento sejam as crianças menores de um ano, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na sociedade.  

A imunização é importante também diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observado a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da covid-19 pelo receio da população em buscar os serviços de saúde para a atualização do calendário de vacinação.

Esse imunizante foi implantado na rotina dos jovens em 2010 e encontra-se disponível no Calendário Nacional de Vacinação para os seguintes grupos: crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses aos três e cinco meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente quando a criança completar um ano.

Além disso, para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas é possível a administração de uma dose até os quatro anos de idade.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro