O Salão de Artes do Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo) receberá no dia 12 de abril (sábado), das 8h às 17h, o Empreenda Afro – um espaço com expositores de produtos e serviços oferecidos por empreendedores autodeclarados pretos e pardos. A ação da Prefeitura de Guarulhos visa a fortalecer afroempreendedores de Guarulhos, promover oportunidades, valorizar a economia criativa e estimular a economia local.
A ideia é reunir microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs), empresas de pequeno porte (EPPs) e empreendedores informais, impulsionar os negócios liderados por afroempreendedores do município e desenvolver oportunidades.
A iniciativa é organizada pela Subsecretaria da Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com as pastas de Habitação e do Trabalho, e reflete o compromisso da Prefeitura de Guarulhos em estimular o desenvolvimento econômico, priorizando políticas públicas que ampliem o suporte a negócios que precisam de incentivo para crescer, gerar renda e se consolidar no mercado.
“Apoiar os pequenos negócios não é apenas uma forma de fortalecer a economia local, mas também um caminho para construir uma cidade mais inclusiva e diversa, onde oportunidades são democratizadas e o empreendedorismo negro recebe o reconhecimento e o suporte necessários”, destaca o subsecretário da Igualdade Racial, Jorge Caniba Batista dos Santos.
Impulsão de negócios e do empreendedorismo
Durante o evento, os participantes terão a chance de expor seus produtos e serviços, expandindo suas redes de contato e criando novas oportunidades de negócios. Além disso, contarão com um suporte essencial: as orientações do Sebrae-SP e do Banco do Povo, que estarão presentes para esclarecer dúvidas e oferecer caminhos para quem deseja impulsionar seu empreendimento.
Destaque especial para a oferta de linha de crédito Empreenda Afro, ligada à Secretaria do Trabalho, através do Banco do Povo, a qual busca apoiar afroempreendedores e facilitar o acesso a recursos financeiros, possibilitando investimentos essenciais para a sustentabilidade e o crescimento dos negócios.
Já o Banco do Povo é uma iniciativa de microcrédito produtivo criado para estimular pequenos empreendimentos formais ou informais. Com taxas de juros reduzidas e prazos flexíveis de pagamento, o programa possibilita que empreendedores tenham acesso ao capital para ampliar estoques, reformar estabelecimentos e investir na melhoria de seus produtos e serviços.