Primeiro voo experimental de ‘carro voador’ no Brasil é realizado no interior de SP

O primeiro voo experimental de um “carro voador” no Brasil foi realizado em Quadra (SP), na manhã desta sexta-feira (20). O modelo testado foi o EH216-S, o eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical”) da chinesa EHang.

A empresa conta com duas representantes comerciais no Brasil: a AT Global e a GoHobby, que pediram autorizações de voos experimentais à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Com a Autorização de Voo Experimental da Anac, a empresa fez o primeiro voo não tripulado nesta sexta-feira em Quadra, a 80 quilômetros de São Paulo.

Adriano Buzaid, CEO da GoHobby, foi o primeiro brasileiro a pilotar um EH216-S eVTOL no Brasil. A empresa informou que Jeovan Alencar será o comandante brasileiro a operar esse tipo de aeronave remotamente no país.

O evento foi aberto a autoridades brasileiras e chinesas, representantes do setor e imprensa.

O modelo EH216-S
O eVTOL EH216-S pode transportar até duas pessoas, com uma carga útil total de 220 quilos e um alcance de cerca de 30 quilômetros. Ele opera com 12 baterias independentes e 16 motores.

O piloto não voa dentro da aeronave, pois o eVTOL é operado remotamente e automaticamente a partir do solo, por meio de um sistema inteligente de comando e controle. Isso permite que o piloto planeje, comande, valide, execute, monitore e controle o voo em tempo real, mesmo sem estar no “carro voador”.

O sistema de aeronave não tripulada eVTOL EH216-S é o primeiro de seu tipo no mundo e promete revolucionar as viagens aéreas urbanas globalmente.

Conforme a empresa, desde dezembro de 2023, o carro voador vem sendo apresentado ao público em eventos, com o objetivo de aproximar a nova tecnologia da sociedade.

De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, empresa do segmento de tecnologia que promove inovações e negócios nos setor, o Brasil é o terceiro maior mercado para eVTOLs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China. A tecnologia é voltada, principalmente, para grandes metrópoles, como São Paulo, e áreas remotas com falta de infraestrutura no Brasil.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

WhatsApp caiu? App apresenta instabilidade nesta terça

Bateria não dura? Veja se você está destruindo seu celular sem perceber

Quais modelos de TV boxes foram alvo do esquema de fraudes BadBox 2.0