Professor que devolveu PIX feito por engano e ficou no prejuízo após banco também retirar dinheiro da sua conta diz que gravou tela para provar transação

por Redação

O professor Luiz Cezar Lustosa Garbini, que perdeu R$ 700 enquanto tentava devolver um PIX que recebeu por engano, conta que gravou a tela do celular para provar que estava fazendo a transferência e devolvendo o dinheiro.

Enquanto ele devolvia o PIX para o homem que fez a transferência por engano, o banco retirou R$ 700 da conta dele para poder estornar o cliente que fez o PIX errado. Ou seja: quem inicialmente transferiu os R$ 700, no fim das contas, recebeu R$ 1.400, e Luiz Cezar perdeu R$ 700.

Garbini tem 23 anos e é morador de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A confusão com o PIX aconteceu em 27 de junho.

Segundo o professor, o homem que fez o PIX por engano, no valor de R$ 700, entrou em contato com ele comunicando o erro e pediu o valor de volta. Segundo Garbini, o homem conseguiu encontrá-lo porque o professor usa o celular como chave.

Após a conversa, o professor fez a gravação da tela e registros em print mostrando que estava devolvendo o valor para o homem, fazendo um PIX de R$ 700 para ele.

Simultaneamente, porém, o banco também tirou R$ 700 da conta dele para estornar a operação.

Segundo o professor, quando recebeu o dinheiro por engano, estava com R$ 1.000 na conta. Depois das transferências, o professor conta que ficou com R$ 300.

Quando Garbini percebeu a confusão, entrou em contato com o homem explicando a situação. Porém, segundo ele, o homem debochou do caso e o bloqueou no WhatsApp.

O g1 tenta contato com o homem que se recusou a fazer a devolução do valor.

Tentativa de solução no banco
O professor contou que entrou em contato com o Mercado Pago, banco no qual tem conta, para tentar reaver o dinheiro. Segundo ele, a instituição disse que abrirá um processo de verificação de fraude. A instituição prometeu dar uma resposta a Garbini em até 10 dias.

Caso a situação não seja resolvida, Garbini pretende acionar a polícia.

O g1 questionou o banco qual é a orientação para um cliente quando uma situação como essa acontece, e se o processo de estorno é procedimento padrão da instituição, porém, até a última atualização desta reportagem, não obteve resposta.

O g1 também aguarda retorno do PicPay, instituição financeira na qual o homem que recebeu o valor tem conta.

Fonte: G1

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