Programação do Encontro Lixo Zero Melhores Práticas marca os 7 anos do projeto em Guarulhos

Com músicas e um jogral apresentados por estudantes da Escola da Prefeitura de Guarulhos Celso Furtado, começou nesta segunda-feira (5), Dia Internacional do Meio Ambiente, o Encontro Lixo Zero Guarulhos Melhores Práticas no Centro Municipal de Educação Adamastor, no Macedo. O evento, que também marca os sete anos do início do programa Lixo Zero Guarulhos, objetiva dar visibilidade a ações de educação ambiental formais e não formais, de reúso, de reciclagem, de compostagem e de agricultura urbana, bem como apoiar e valorizar empreendedores socioambientais.

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, falou sobre a importância do evento. “São sete anos em que a nossa cidade reaproveita boa parte do que até há pouco tempo chamávamos de lixo. Nesse período aprendemos que, com o potencial que os resíduos têm, podemos fazer grandes coisas e alcançar resultados importantes para o desenvolvimento sustentável de Guarulhos, muitos dos quais serão apresentados entre hoje e amanhã para que sejam conhecidos e replicados”, afirmou o gestor.

Por sua vez, representando o prefeito Guti, o vice-prefeito Professor Jesus enalteceu o trabalho desenvolvido pela administração na questão ambiental. “Numa data como esta, temos orgulho de dizer que estamos colaborando muito para a preservação do meio ambiente com diversas iniciativas, como o programa Lixo Zero, a implantação da coleta seletiva em toda a cidade, o plantio de árvores, entre outras ações”. No evento, a Câmara Municipal esteve representada por seu presidente, Ticiano Americano.

A programação desta segunda-feira contou com uma audiência pública do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos de Guarulhos e com as apresentações dos painéis Agricultura Urbana e Familiar de Guarulhos, Sensibilização e Educação Ambiental, Biodigestor e Compostagem e Redução, Reúso e Reciclagem.

A agenda segue até esta terça-feira (6), a partir das 9h, com espetáculo teatral e o painel Escolas Rumo ao Lixo Zero com a participação da Escola Aroeira, das escolas estaduais Odete Fernandes Pinto Silva e Celso Piva, novamente da EPG Celso Furtado e do Colégio Agostiniano Mendel, primeira escola da região metropolitana de São Paulo a obter a certificação Rumo ao Lixo Zero.

Mais informações em www.guarulhos.sp.gov.br/lixozero.

Fotos: Marcio Lino/PMG

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro