Em reunião no Paço Municipal de Guarulhos realizada na manhã desta quarta-feira (4), jovens selecionados no programa Clima Ação Jovem apresentaram o andamento dos projetos executados com o apoio financeiro do Fundo de Ação Climática Jovem, iniciativa global promovida em parceria com a Bloomberg Philantropies, o Bloomberg Center for Public Innovation e Cidades e Governos Locais Unidos.
Guarulhos é uma das cem cidades selecionadas para receber apoio técnico e financeiro dessa iniciativa, que contempla 38 países em seis continentes, representando mais de 62 milhões de pessoas. O prefeito Guti esteve presente no evento e falou aos jovens. “Parabéns a todos pelos trabalhos que ajudam a modificar e a melhorar a sociedade. Estamos muito felizes em recebê-los aqui e percebemos que todos entenderam perfeitamente o espírito da Bloomberg, trazendo trabalhos que podem ser aplicados na prática. Estamos trabalhando para credenciar Guarulhos na nova etapa do projeto e sabemos que vamos conseguir graças ao empenho de vocês”, afirmou.
Projetos
Rio Pedrinhas Jardim Santo Afonso foi o primeiro projeto apresentado na ocasião. Nele, as jovens Kamila Ribeiro Vieira, Laisla Mirelle Silva Nascimento e Natália Nascimento Vitorino pretendem, com registro por meio de um documentário em vídeo, promover ações de conscientização ambiental, plantio de árvores e mutirões de limpeza, buscando soluções para o problema das enchentes que atingem a comunidade local.
Jovens ligados ao Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos, estudantes do Eniac, foram os próximos a apresentarem seus projetos, que englobam quatro frentes: Gestão Inteligente da Água (filtração por meio de eletrólise), Reciclagem de Garrafas Pet (transformando-as em filamento para impressoras 3D), Telhado Verde e Agricultura Urbana Inteligente, esta última já em andamento junto à ONG Núcleo Batuíra, de acolhimento a pessoas em situação de rua no Centro de Guarulhos, por meio de revitalização e desenvolvimento de projeto de irrigação e de automação via celular para cuidados com a horta existente no local.
São responsáveis pelos projetos mencionados os jovens Allan Silva Menezes, Igor Augusto Nunes Rocha, Jennyfer Amaral Alves Pereira, Pedro Portella de Freitas, Matheus Henrique Santos da Silva, Guilherme Lavor Baban, Felipe Prata da Silva Souza, Raphael da Matta Dias Gomes, Davi dos Santos Barros, Bernardo Brandão Alves e Giovanna Adamo.
A última apresentação ficou a cargo dos jovens do Cursinho Comunitário Pimentas, com o projeto de retomada e potencialização da biblioteca ambiental, que ganhou novos livros, móveis e organização adequada. Também apresentaram o projeto Quintal Verde, por meio do qual cem residências poderão ter um cantinho verde, alunos e comunidade podem participar do cultivo da horta local, da produção de mudas de plantas e aprendem a desenvolver jardins verticais para pequenos espaços. No espaço também estão em desenvolvimento um meliponário (criação de abelhas sem ferrão), um telhado verde, captação de água de chuva e a instalação de placas de energia solar.
Representaram esses projetos os jovens Gabriella Melo de Jesus, Viviane Alves da Silva, Geovana Vicente Ferreira, Lucas de Lima Moreira, Nicolle Alves Viana, Priscila Narcizo da Silva, Marcus Vinicius da Silva Rodrigues e Stefanny Karla Galdino da Silva.