Salve, São Francisco de Assis!

Nesta terça-feira (4) a tradição católica celebra o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da ecologia. Por sua origem e modo de vida humilde nos campos italianos, o frade católico Francisco de Assis pregava, visitava e consolava os doentes, mantendo uma relação muito próxima com a natureza e os animais, os quais considerava, juntamente com a figura humana, obras divinas.
Com sua canonização pela Igreja Católica Apostólica Romana, foi formada a Ordem Franciscana, que, com o passar do tempo, por questões religiosas e culturais, teve seus ensinamentos e cuidados associados à causa animal.
Alinhados aos mesmos princípios de amor e promoção do bem-estar dos nossos amigos de quatro patas, podemos afirmar que o amor divino se manifesta tanto em vidas humanas como também em nossos irmãos de convivência no planeta, os animais, sendo de nossa responsabilidade criar condições de existência pacífica, harmoniosa e respeitosa entre todos os seres, independente da fé proclamada pelos cidadãos.

Desta forma, o Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos trabalha para criar e ampliar políticas públicas para a causa animal em nosso município. Neste sentido, temos inúmeras ações positivas, como as cerca de 12 mil castrações gratuitas de cães e gatos realizadas anualmente, promoção de centenas de adoções, resgate e abrigo de felinos, caninos e equinos de acordo com as possibilidades do departamento, além do programa Educa Pet, iniciado em março e que já levou conscientização sobre cuidados com os animais de estimação a mais de dez mil crianças em escolas e CEUs de Guarulhos. Sabemos que ainda precisamos ampliar nossos serviços diante da imensa demanda existente em nossa cidade e temos no amor à causa animal e na parceria com a atual gestão nossos principais combustíveis.

Juliana Kopczynski

Diretora do Departamento de Proteção Animal de Guarulhos

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro