Segundo Prefeitura, Depan realizou mais de 9,5 mil castrações gratuitas

O Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos divulgou nesta quarta-feira (1º) o balanço das ações de castração gratuita de cães e gatos realizadas durante o ano de 2022, no qual 9.588 animais foram esterilizados no centro cirúrgico localizado na sede do departamento, em Bonsucesso. Todos os animais também receberam vacina antirrábica e identificação com microchip.

Apesar da alta demanda pelo serviço na cidade, foram registradas 5.458 faltas a cirurgias agendadas, ou seja, mais de um terço do total programado. O não comparecimento do tutor com o animal que será castrado gera desperdício de recursos públicos, uma vez que o tempo da equipe de profissionais presente para as esterilizações é perdido, e ainda atrapalha quem realmente deseja castrar seu animalzinho.

A diretora do DPAN, Juliana Kopczynski, comentou sobre os prejuízos causados pelo alto índice de faltas. “A castração é fundamental para evitar abandonos e maus-tratos, por isso focamos nesse serviço tentando oferecer o maior número de cirurgias possível a cada mês. Agendar e não comparecer é falta de respeito com os animais, com os tutores responsáveis que esperam por vagas para seus pets, com o trabalho dos servidores e com a cidade de forma geral, já que ninguém gosta de ver cães e gatos sofrendo nas ruas”.

Suspensão

Em caso de falta à cirurgia agendada, o CPF do munícipe que fez o cadastro ficará bloqueado para novos agendamentos durante o respectivo ciclo (de janeiro a junho e de julho a dezembro).

Agendamento

Novas vagas para castrar cães e gatos gratuitamente são abertas pela Prefeitura toda primeira sexta-feira de cada mês, às 9h, no site dpan.guarulhos.sp.org.br. É necessário realizar o cadastro prévio no sistema para ter em mãos login e senha no momento da abertura da agenda.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro