Serviços de coleta e recepção de materiais revolucionam gestão de resíduos sólidos em Guarulhos

O aprimoramento da gestão dos resíduos sólidos de forma a manter a cidade limpa e a colaborar com a preservação do meio ambiente tem sido uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura de Guarulhos. Os principais pilares para alcançar tais objetivos são o investimento na coleta seletiva residencial em toda a cidade, a ampliação da rede de Ecopontos e o serviço Cata-Treco, além de inúmeras ações de educação ambiental. Juntos os serviços recebem 61 mil toneladas de materiais a cada ano, evitando o seu envio ao aterro sanitário do Cabuçu.

Implantada na cidade em 2021, a coleta seletiva residencial chegou a todos os bairros do munícipio em 2022. Uma vez por semana os caminhões passam de porta em porta recolhendo vidros, papelão, embalagens longa vida, garrafas PET e demais tipos de plásticos, latinhas de alumínio, isopor, madeiras e óleo de cozinha usado. Mensalmente são recolhidas cerca de 500 toneladas de recicláveis, que abastecem doze cooperativas, gerando oportunidade de trabalho e renda a mais de 150 cooperados e suas famílias.

Outro importante serviço aprimorado pela atual gestão municipal em relação à gestão de resíduos sólidos é a rede de Ecopontos, que praticamente dobrou de tamanho nos últimos oito anos e responde pela maior parte do resultado alcançado. Em 2017 eram 19 endereços do serviço e atualmente a população conta com 34 Ecopontos, com previsão de inauguração de mais duas unidades até o final deste ano. Em tais locais a população pode entregar gratuitamente entulho, móveis velhos, pneus, colchões, vidros, gesso, entre outros materiais, evitando assim o descarte incorreto. De janeiro a setembro deste ano os Ecopontos receberam 53 mil toneladas de materiais, volume que deve alcançar cerca 61 mil toneladas até dezembro, conforme a média verificada nos anos anteriores.

Em complementação ao Ecopontos, a Prefeitura oferece o Cata-Treco, serviço de recolhimento porta a porta de inservíveis, que atende os munícipes que não têm possibilidade de se deslocar com os materiais a serem descartados até um Ecoponto. Os caminhões do Cata-Treco passam até duas vezes ao ano em cada bairro. A passagem é anunciada previamente por carro de som e por divulgação nos canais de comunicação da Prefeitura para que as pessoas tenham tempo de dispor os inservíveis em frente às suas residências. O melhor resultado da Cata-Treco foi obtido em 2023, quando foram recolhidas 1,1 mil toneladas de materiais. Neste ano, até setembro, tal volume chegou a 694 toneladas.

Educação ambiental

Informar a população para gerar sensibilização quanto à importância da reciclagem é fundamental para incrementar o engajamento quanto à coleta seletiva e aos demais serviços oferecidos. Desta forma, a educação ambiental também tem sido prioridade da atual gestão. Por meio do programa Lixo Zero Guarulhos, o número de atividades educacionais passou de 180 em 2017 para mais de 500 por ano a partir de 2018, chegando a milhares de pessoas em escolas, UBS, CEUs, empresas, clubes, entre outros locais que demonstram interesse pelo tema.

Referência

Parte do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, o serviço de reciclagem de resíduos domiciliares tem como referência o Plano Nacional dos Resíduos Sólidos, regulamentado por decreto federal em abril de 2022, que prevê, entre outras metas, alcançar a taxa de reciclagem de 48% dos resíduos sólidos produzidos no país, ou seja, mais de 100 mil toneladas por dia até 2040.

Agenda

As agendas de passagem dos caminhões da coleta seletiva e do Cata-Treco podem ser consultadas nas páginas www.guarulhos.sp.gov.br/coleta-seletiva e https://www.guarulhos.sp.gov.br/catatreco, respectivamente.

Já os endereços dos 34 dos Ecopontos estão disponíveis em www.guarulhos.sp.gov.br/ecoponto.

Notícias Relacionadas

Manejo de árvores com risco de queda no Marcos Freire

Projeto Jovem Empreendedor para estudantes do ensino médio

Projeto Mão na Massa inicia pavimentação de rua na Ponte Alta e beneficia 70 famílias