Servidor aposentado doa mudas de árvores nativas da Mata Atlântica ao município

O servidor público municipal recém-aposentado João Claudino da Silva, de 75 anos, doou cem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica ao município nesta sexta-feira (10). A entrega foi feita à Secretaria de Meio Ambiente (Sema), pasta da Prefeitura de Guarulhos responsável pela arborização urbana.

As mudas foram produzidas a partir de sementes coletadas por Silva em suas andanças pela cidade e plantadas em embalagens do tipo longa-vida reaproveitadas. Dentre as espécies doadas estão jatobás, sibipirunas, cedros-rosas, ipês-amarelos e ingás. O ex-servidor, que já plantou três mudas de jatobá no Horto Florestal de Guarulhos, hoje com mais de cinco metros de altura cada uma, conta que o gosto pelo cultivo de mudas cresceu durante os 27 anos de trabalhos prestados à Sema cuidando das praças e dos parques da cidade.

O gosto pelo jatobá é destacado. Dentre as cem mudas doadas, mais de 70 são dessa espécie. “Coletei as sementes na praça Getúlio Vargas”, diz o aposentado. O jatobá é uma árvore considerada ameaçada de extinção devido à excessiva exploração de sua madeira de alta qualidade. A espécie pode atingir 40 metros de altura e dois metros de diâmetro.
As mudas doadas por Claudino estão no viveiro da Sema, no Bosque Maia, e posteriormente serão plantadas pela cidade em regiões adequadas às espécies.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro