Brasil Seu CPF está sendo usado em uma linha de celular pré-paga? Veja como descobrir Redação10 de agosto de 2023063 visualizações Apesar de todos os procedimentos de segurança, é possível que algumas pessoas tenham sido vítimas de golpe e possuam linhas telefônicas pré-pagas em seu nome sem o seu consentimento. Golpistas estão usando números de CPF encontrados online para adquirir o produto no nome de outras pessoas. Para que o consumidor possa verificar se tem linhas pré-pagas, as empresas de telecomunicações criaram a plataforma cadastropre.com.br. Nela, usuários podem consultar, de forma gratuita, se há linhas pré-pagas ativas nas prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo. A iniciativa conta com o apoio da Anatel. Após informar o CPF, o consumidor que encontrar uma linha desconhecida em seu nome pode entrar em contato com as operadoras e solicitar o cancelamento. Como consultar?Acesse o site da plataforma cadastropre.com.br.Na tela “Consulta”, digite o seu CPF e clique em consultar. Caso haja alguma linha pré-paga ativa em alguma prestadora no CPF consultado, o resultado trará a relação das prestadoras. Se a pessoa não tiver linha pré-paga ativa em nenhuma prestadora, aparecerá a mensagem “O CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras Participantes”. Se houver alguma linha desconhecida, o consumidor pode solicitar o cancelamento à respectiva operadora. Contatos das operadoras Algar: 1055Claro: 1052Sercomtel: 1051Tim: 1056Vivo: 1058 Projeto Cadastro Pré-Pago Desde novembro de 2021, o projeto Cadastro Pré-Pago busca evitar golpes e conferir mais segurança para os consumidores. Nele, as principais prestadoras de telefonia móvel adotam a ID Digital como procedimento de segurança para a ativação de linhas móveis pré-pagas. Além de informar os dados pessoais, o consumidor precisa enviar uma selfie e seu documento de identificação para ativar a linha. Algumas operadoras utilizam ainda outros mecanismos para a ativação do chip, via aplicativos ou site. Fonte: r7