O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta terça-feira (23) uma nova etapa do programa Celular Seguro, voltada à recuperação de aparelhos roubados e furtados. A ferramenta, apresentada pelo governo federal como um “Serasa dos celulares roubados”, permitirá que consumidores consultem a situação de um aparelho antes da compra, com o objetivo de enfraquecer o mercado ilegal e combater a receptação.
Durante cerimônia realizada na Base Aérea de Guarulhos, na Grande São Paulo, Lula também alertou a população sobre os cuidados ao utilizar celulares em locais públicos.
“A hora que você tiver que falar (no celular), olhe bem do seu lado e veja se tem alguém perto de você. Veja se tem alguém andando de bicicleta perto de você, fazendo pirueta de bicicleta, porque você pode ser assaltado”, afirmou.
A nova fase do programa busca atingir diretamente a cadeia de receptação de celulares roubados ou furtados. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, pessoas que estejam com aparelhos irregulares e decidam entregá-los às autoridades não serão punidas, desde que colaborem com as investigações e informem onde adquiriram o equipamento.
O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, afirmou que a prioridade é identificar a cadeia criminosa envolvida na receptação e não penalizar consumidores que compraram os aparelhos sem conhecer sua origem.
“A gente tem que ter a consciência que devemos pesquisar a procedência dos objetos e nós estamos entregando à população brasileira uma plataforma que garante que se aquele celular está ou não registrado. É um cadastro negativo, é um Serasa dos celulares roubados, que vocês agora poderão usar”, declarou.
Lula também reforçou a orientação para que quem descobrir estar com um celular roubado procure uma delegacia para devolvê-lo.
“O que a gente está dizendo é: se você tem um telefone roubado, você comprou um celular sem saber que era roubado, mas comprou, se você perceber agora, você tem que procurar uma delegacia para entregar. Não tenha medo de ir para a delegacia, você não será preso, é apenas para devolver o celular”, afirmou.
Ainda nesta terça-feira, o presidente entregou equipamentos para tratamento de câncer no Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. A diretora-presidente da instituição, irmã Rosane Ghedin, estimou aumento de 30% no atendimento, superando 2 mil pacientes por ano com as novas máquinas.
Durante o evento, Lula discursou rouco e brincou que precisava melhorar para gritar gol do Brasil na partida contra a Escócia pela Copa do Mundo. O presidente também defendeu a ampliação do acesso a equipamentos modernos de saúde nas periferias, afirmando que “a morte é implacável sem o remédio e sem o tratamento correto”.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aproveitou a cerimônia para ironizar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao comentar os novos equipamentos de radioterapia entregues ao SUS. Sem citar Trump nominalmente, afirmou que os aparelhos estão entre os mais modernos disponíveis e destacou que, no Brasil, o tratamento é oferecido gratuitamente pelo sistema público de saúde.
Fonte: G1