O Zoológico de Guarulhos realizará uma programação especial nesta sexta-feira (26), a partir das 14h, para celebrar os seis anos da loba-guará Glória, um dos animais mais conhecidos do parque. A atividade acontecerá em frente ao recinto dos lobos e terá participação gratuita para o público.
A equipe de educação ambiental preparou ações de enriquecimento ambiental, com a instalação de brinquedos interativos destinados a estimular a curiosidade, o comportamento natural e a movimentação da loba-guará.
Além das atividades voltadas ao animal, os visitantes poderão participar de ações educativas. Uma delas será um jogo interativo em que os participantes utilizarão cards com imagens para montar uma teia de relações envolvendo aspectos como alimentação, riscos à sobrevivência, bioma e comportamento da espécie.
A realização da programação está condicionada às condições climáticas do dia.
Nascida no próprio Zoológico de Guarulhos, Glória é filha dos lobos-guará Kiara e Pequi, que também viveram no mesmo recinto do parque.
Considerado o maior canídeo silvestre da América do Sul, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) habita áreas abertas com vegetação campestre em biomas como Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. As fêmeas podem gerar até três filhotes por gestação e a expectativa de vida da espécie varia entre 12 e 15 anos.
O lobo-guará está classificado como Vulnerável na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente. Já a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) o considera uma espécie quase ameaçada. Estimativas baseadas em estudos de áreas de ocorrência, como a Serra da Canastra, apontam a existência de aproximadamente 24 mil indivíduos sobreviventes no Brasil.