Tempestade tropical Akará vai virar furacão e atingir o Brasil?

A tempestade tropical Akará – último estágio de desenvolvimento de um furacão – está se movendo do litoral da região Sudoeste para a região Sul do Brasil. A tendência é de chegar ao litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto, afirma o Climatempo, não deverá chegar ao continente e nem se tornar furacão.

Mas afinal, por que o Akará é tão especial?

Porque é um sistema de baixa pressão atmosférica que se formou em uma latitude, em um local na costa pouco comum (Rio de Janeiro). Além disso, está tendo um deslocamento atípico, retrógrado, indo em direção à costa de São Paulo e do Sul do Brasil.

O mais comum na costa brasileira são os ciclones extratropicais que em geral chegam em águas oceânicas brasileiras já associados a uma frente fria, que depois segue para leste, para alto-mar, se afastando do Brasil. Ciclones extratropicais também podem se formar sobre o Sul do Brasil ou perto do litoral da Região Sul, mas sempre se afastam do continente, exatamente o oposto do que está acontecento com a tempestade tropical Akará.

Fonte: RIC

Notícias Relacionadas

Carro dirigido pelo piloto Eduardo Imamura invadiu contramão e causou acidente que matou pai e filho no interior de SP, diz Polícia Civil

Grávida passa por cesárea de emergência e amputa braço após sofrer acidente de ônibus em MG; bebê tem quadro estável

Polícia investiga ataques a moradores de rua convocados pelo Discord em pelo menos quatro estados