Nesta quarta-feira (28) usuários e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Guarulhos participaram da abertura da XXII Copa da Inclusão, no Sesc de Itaquera. A equipe guarulhenses contou com 98 integrantes, que competirão nas modalidades futsal e show de talentos pelos próximos cinco meses.
Realizada desde 2002, a Copa da Inclusão é um encontro esportivo, cultural e terapêutico. Trata-se de uma iniciativa que propicia a integração, a ressocialização e a inclusão de usuários, profissionais e familiares dos serviços de saúde mental.
No primeiro dia Guarulhos se destacou no show de talentos. Ricardo, morador da Residência Terapêutica Bom Clima, apresentou a música Cerol na Mão, além de dançar junto com outros participantes ao som de Cowboy Fora-da-lei, de Raul Seixas.
As atividades
Na Copa da Inclusão são realizadas atividades esportivas como torneios de futsal, vôlei, queimada, tênis de mesa, mini maratona, damas, dominó e xadrez com equipes formadas pelos usuários dos serviços de saúde mental de diversos municípios do Estado de São Paulo.
Além disso, a copa também conta com apresentações de dança cigana, sentada, sênior, circular, capoeira e samba, além de show de talentos e feira de geração de renda, onde são expostos e vendidos produtos confeccionados pelos usuários.
Os jogos acontecerão sempre na última quarta-feira de cada mês com entrada gratuita para todas as pessoas.
Serviço
O Sesc Itaquera fica na avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000, Itaquera, São Paulo.
Fotos: Divulgação/PMG