Veículo com embalagens de material radioativo é furtado em São Paulo, alerta Comissão Nacional de Energia Nuclear

Uma picape de uma empresa que transportava embalagens de material radioativo foi furtada no último domingo (30) na cidade de São Paulo, alertou a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado inicialmente como furto de veículo no 49º Distrito Policial (DP), São Mateus, na Zona Leste da capital. Até a última atualização desta reportagem, a picape e o produto furtados não tinham sido localizados. Nenhum suspeito pelo crime foi identificado ou detido também.

A CNEN é um órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, que fica em Brasília, e divulgou nesta quinta-feira (4) nota em seu site oficial para orientar a população sobre os riscos à saúde que podem ter caso manipulem os produtos:

“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, informa a Comissão Nacional de Energia Nuclear.

“Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia”, continua o comunicado do órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações.

“No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante”, termina a nota da CNEN.

Segundo a CNEN informou por meio de sua assessoria de imprensa, foram furtados cinco embalagens. Esse número também consta no boletim de ocorrência do caso.

O g1 entrou em contato com a Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, com sede em São Paulo, para comentar o assunto. Ela é proprietária do veículo furtado com o material radioativo. Um dos proprietários da Medical confirmou à reportagem que a empresa enviou para a CNEN as fotos dos produtos furtados.

De acordo com o boletim de ocorrência do caso, o motorista da picape alegou que estacionou o veículo da Medical na noite de domingo em frente a sua residência, no Jardim Bandeirante, na Zona Leste de São Paulo.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Força-tarefa identifica e procura segundo suspeito de participar da execução de delator do PCC

Mulher que estava com estudante no hotel em que ele foi morto diz ter medo de sofrer retaliação e cita ‘falta de preparo’ de PMs

Mortes pela PM de SP aumentam 46% em 2024, segundo ano da gestão Tarcísio