Vereadoras aprovam projeto de defesa pessoal para mulheres em Guarulhos

Na manhã desta quarta-feira, dia 26 de março, as vereadoras da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher reuniram-se na Câmara de Guarulhos, para análise e deliberação de três Projetos de Lei. Duas propostas receberam pareceres favoráveis.

Destaque para o PL 66/2025, de autoria de Carlinda Tinôco, que dispõe sobre a implantação de projeto de defesa pessoal para mulheres, deliberado favoravelmente. Segundo a presidente da Comissão, vereadora Janete Rocha Pietá, o poder público precisa criar lugares para que as mulheres possam aprender a defesa pessoal. “Discutimos sobre a segurança pessoal da mulher; foi unanimidade o parecer favorável para o projeto que garante que mulher seja treinada para autodefesa”, explicou.

O PL 226/2024, do vereador Rafael Acosta, que prevê o acesso a spray de extratos vegetais como instrumento de legítima defesa para mulheres foi aprovado com dois votos favoráveis e um contrário. A presidente justificou a rejeição em decorrência da cautela com a preservação da saúde das pessoas que sofrem com problemas respiratórios e podem ser atingidas acidentalmente por spray de pimenta. As demais vereadoras ressaltaram que a integridade física da vítima deve se sobrepor à saúde do agressor, sobretudo, quando há iminente risco de violência sexual.

As parlamentares rejeitaram o PL 227/2024, por tratar-se de matéria de competência federal.

Participaram da reunião ordinária da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Guarulhos as vereadoras Carlinda Tinôco, Janete Rocha Pietá e Fernanda Curti. Para acessar a galeria de fotos, clique aqui.

Notícias Relacionadas

Escola do Parlamento de Guarulhos realiza jornada sobre previdência municipal

Instalação de banheiros químicos em terminais de ônibus tem parecer favorável

Comissão de Meio Ambiente aprova projetos sobre clima e proteção animal