Vereadores aprovam em primeira discussão reajuste a dentistas da Prefeitura

O profissional que trabalha 20 horas semanais passará a ter salário-base de R$ 6.441,67, valor equivalente ao dos médicos

Os vereadores da Câmara de Guarulhos votaram e aprovaram, em Sessão Ordinária realizada na tarde desta quarta-feira, 24/05, 12 projetos de Lei. O destaque ficou por conta do texto do Substitutivo ao PL 1031/2020, proposto pela Prefeitura, que estabelece o piso salarial profissional do cargo público de cirurgião dentista. Com vinte horas de trabalho semanais, o valor fica fixado em R$ 6.441,67, e equipara-se aos vencimentos dos médicos na mesma situação. O item foi votado em primeira discussão, portanto, retorna na próxima Sessão para segunda e definitiva votação. 

Há três anos em trâmite, o projeto não havia sido aprovado ainda por conta da pandemia de Covid-19. Para compensar os profissionais, a Prefeitura acenou com cinco pagamentos retroativos anuais, proposto em texto substitutivo. “É uma conquista importante para a categoria, só lamento que tenha levado tanto tempo para o projeto ser discutido e aprovado”, afirmou o vereador Edmilson (PSOL). O colega Dr. Alexandre Dentista (PSD) justificou este atraso: “Na pandemia, além de a Prefeitura não ter recursos financeiros, uma lei federal impedia o reajuste dos salários”. 

Ainda na Ordem do Dia, os vereadores rejeitaram vetos do prefeito Guti (PSD) a três projetos de Lei: o que obriga determinadas medidas para construção de moradias populares; o que obriga a publicação de material informativo sobre serviços de saúde do Município; e o que cria o aplicativo SOS Mulher. 

Foram votados e aprovados em segunda discussão – e seguem à sanção do prefeito – projetos de vereadores que versam sobre vários temas: filas preferenciais nos terminas de ônibus; compartilhamento de imagens obtidas de câmeras de empresas de segurança privada e da GCM; distribuição de botão de pânico para mulheres amparadas com medida protetiva; inclusão no calendário de eventos oficiais de Guarulhos o Caminho dos Encontros, o Dia da Família Acolhedora e a Corrida Folha Metropolitana; a validade permanente ao laudo médico que atesta o transtorno do espectro autista; e a obrigatoriedade das empresas de aplicativos informar motoristas descredenciados, excluídos ou suspensos. 

Para ver outras imagens da Sessão, a galeria de fotos pode ser acessada pelo link: https://www.guarulhos.sp.leg.br/galeria/sessoes/2023/28a-sessao-ordinaria-24-05.2023

A íntegra desta e das demais Sessões pode ser acompanhada pelos canais da TV Câmara Guarulhos no Facebook e no YouTube. 

Texto: Waltair Martão / Foto: Karina Yamada

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro