Vereadores debatem situação da Saúde Pública em Guarulhos

Único requerimento deliberado nesta segunda-feira questiona motivos sobre a mudança da Unidade Básica de Saúde do Jardim Cumbica.
A sessão da Câmara de Guarulhos desta segunda-feira (6/03) deliberou apenas o requerimento nº 407/2023, de autoria do vereador Welliton Bezerra (PRTB), que solicita informações sobre os motivos da transferência da Unidade Básica de Saúde Jardim Cumbica II. O presidente, vereador Ticiano Americano (Cidadania), encerrou a sessão antes de abrir a Ordem do Dia, por insuficiência de quórum para prosseguir com as deliberações e votações.
Ainda assim, houve um longo debate sobre a situação da Saúde no Município, com críticas e elogios à gestão do prefeito Guti se alternando na tribuna, dependendo do orador. A vereadora Marcia Taschetti (PP) afirmou ter peticionado ao Ministério Público para garantir o pagamento de verbas rescisórias aos trabalhadores do Hospital Municipal de Urgências (HMU), mas pouco mais de 100 pessoas receberam. Segundo ela, mais de 300 trabalhadores ainda aguardam o pagamento.

O assunto também foi abordado na Tribuna Livre pelo presidente do Conselho Regional de Saúde, Pedro Gomes de Oliveira Filho. Ele criticou a falta de pagamento e o descaso com que os profissionais são tratados pela atual gestão. Segundo ele, o programa “Fila Zero” não funciona, e faltam médicos em várias Unidades Básicas de Saúde e no PA Dona Luíza.

A precariedade no transporte público no Jardim Fortaleza foi o assunto abordado pelo munícipe Cristiano Ferreira dos Santos, também na Tribuna Livre. “Não estamos pedindo passagem gratuita. Tem três linhas no nosso bairro, que não cumprem o horário e prejudicam a população”, destacou. Por fim, Evanildo Ferreira da Silva cobrou questões específicas de infraestrutura e segurança em bairros distintos da cidade.

Oito de Março

As vereadoras Janete Rocha Pietá (PT) e Vanessa de Jesus (Republicanos) destacaram a importância de o presidente da Casa pautar projetos de gênero na quarta-feira (8/03), Dia Internacional da Mulher. A petista informou também que o Governo do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, vai doar 250 viaturas para patrulhas Maria da Penha. A pauta de 128 itens, entre Grande Expediente e Ordem do Dia ficou postergada para a próxima sessão.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro