Golpes se multiplicam durante o fim de ano, especialmente quando relacionados a compras online. Usuários, ansiosos por ofertas tentadoras, correm o risco de cair em armadilhas de sites fraudulentos, que roubam dados pessoais e financeiros.
A prática é cada vez mais comum no Brasil — quase metade (46%) dos brasileiros já foi vítima de algum golpe virtual, com perdas superiores a R$ 1.500 em alguns casos, segundo um levantamento da Norton.
“Golpistas utilizam técnicas como phishing e engenharia social para induzir consumidores a compartilhar informações sensíveis na internet. Ao buscar pelas melhores ofertas, é crucial verificar a autenticidade dos sites, realizar transações apenas em plataformas confiáveis, entre outros cuidados de segurança digital, para evitar prejuízos”, orienta Jonathan Arend, especialista em cibersegurança da consultoria keeggo.
De acordo com o estudo E-Commerce Trends 2024, 92% das pessoas já deixaram de comprar online por medo de fraudes. Para navegar com segurança, Jonathan afirma que o conhecimento e a vigilância são fundamentais.
Pensando nisso, o especialista alerta para os três golpes mais comuns no fim de ano e como evitá-los:
- Viagens
Pacotes de viagem são fraudes frequentes. Uma pesquisa realizada pela plataforma Booking.com mostra que 65% dos brasileiros planejam investir em viagens até o fim do ano.
Entretanto, o número de tentativas de fraude digital no mercado de viagens e lazer cresceu mais de 255% em 2022, segundo a análise da TransUnion. Os principais golpes envolvem ofertas falsas de pacotes turísticos e reservas de hotéis.
Como evitar:
● esteja atento a emails suspeitos: verifique cuidadosamente os remetentes, evite clicar em links suspeitos e, se possível, confirme diretamente com a agência de viagem antes de prosseguir com a compra;
● verifique a autenticidade do site: certifique-se de que está em uma página segura e legítima. Verifique se o endereço começa com “https” e pesquise avaliações sobre a empresa;
● use métodos de pagamento seguros: opte por utilizar cartões de crédito virtuais ou sistemas de pagamento online confiáveis, pois eles oferecem camadas adicionais de segurança.
- Presentes
Presentes também estão na mira dos cibercriminosos. De acordo com o Relatório de Insights de Cibersegurança 2023, 95% dos consumidores brasileiros planejam gastar em compras virtuais no quarto trimestre.
Nesse sentido, 31% dos entrevistados afirmam ter sido alvo de golpes durante o período festivo em anos anteriores. Os principais indícios de fraude são preços excessivamente baixos e marketplaces desconhecidos.
Como evitar:
● verifique a reputação do vendedor: antes de comprar em um site desconhecido, procure avaliações e feedbacks de outros clientes;
● use senhas fortes: cadastre senhas complexas e exclusivas para contas online, evitando compartilhá-las ou reutilizá-las;
● mantenha seu software atualizado: atualize regularmente seu antivírus e mantenha seu sistema operacional e navegadores sempre atualizados.
- Empregos
Outro ponto de atenção é a oferta de empregos. O Brasil deve criar, até o fim de dezembro, 470 mil vagas temporárias, conforme dados da Asserttem.
No entanto, um levantamento da PSafe revela que, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, mais de 608 mil tentativas de golpe de emprego falso foram aplicadas. Normalmente, o golpe acontece a partir de emails ou mensagens que direcionam para um site malicioso.
Como evitar:
● desconfie de ofertas muito boas: se o salário ou as condições de trabalho não condizem com a vaga, pode ser golpe. Informe-se sobre a remuneração média da área em sites confiáveis e converse com colegas;
● pesquise a empresa: antes de se candidatar, pesquise o site da empresa para garantir a legitimidade dela. Certifique-se de que parece profissional, pois sites mal elaborados podem indicar fraudes;
● não compartilhe informações sensíveis: empregadores legítimos não pedem informações pessoais nem financeiras no início do processo. Evite fornecer esses dados sem verificar a autenticidade da proposta.
Fonte: r7