Vigilância Sanitária de Campinas autua atacadista após constatar vestígios de ratos em prateleiras

A Vigilância Sanitária de Alimentos autuou, nesta terça-feira (4), o hipermercado Tenda Atacado, na Rodovia Dom Pedro I (SP-065), no Jardim Santa Mônica, em Campinas (SP), após constatar vestígios de ratos em prateleiras do estabelecimento.

Os resíduos de roedores encontrados pela fiscalização estavam em gôndolas com farinhas, grãos, amendoim e doces. A empresa afirmou que já providenciou a limpeza do espaço. O hipermercado vai responder a processo administrativo mas continua aberto.

Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, a Vigilância Sanitária recebeu denúncias via 156 na semana passada sobre pragas no estabelecimento. Ainda segundo a Secretaria, o controle de pragas no local está em dia, mas a fiscalização identificou diversas frestas que podem ter permitido o acesso dos roedores.

A EPTV acompanhou a fiscalização e obteve imagens feitas anteriormente, mostrando o que seriam fezes e filhotes de rato no hipermercado.

O que diz a empresa?
A assessoria de imprensa do Tenda Atacado informou que a empresa lamenta a ocorrência e que o processo de controle sanitário se encontra regular, que este foi um caso isolado e que faz atividades para evitar infestações com frequência. Além disso, o estabelecimento afirma que reforçou a limpeza de todas as gôndolas e prateleiras de produtos imediatamente.

Medidas
Para conter os riscos, a Vigilância Sanitária isolou as áreas afetadas e determinou remoção das mercadorias comprometidas, limpeza rigorosa do local e vedação das aberturas identificadas. Também exigiu reforço das medidas de controle químico para evitar novas ocorrências.

O estabelecimento foi autuado e responderá a processo administrativo, sendo que o prazo para defesa é de dez dias. Entre as possíveis penalidades, a empresa pode ser multada em valores que variam de 10 a 10 mil Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESPs), o que equivale a R$ 370,02 e R$ 370,2 mil atualmente.

Como denunciar?
Denúncias sobre irregularidades em estabelecimentos podem ser feitas pelo 156 (telefone) ou WhatsApp (19-2116-0156).

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Polícia prende motorista de carreta envolvida em acidente com ônibus de universitários que deixou 12 mortos no interior de SP

Homem baleado dentro da estação Vila Matilde do Metrô morre em SP; vítima brigou com PM aposentado, que foi preso por homicídio

Acidente entre caminhão e ônibus com universitários deixa 12 mortos em rodovia no interior de SP