Violência passa a ser a maior preocupação do brasileiro, aponta pesquisa Quaest

A violência se tornou a maior preocupação dos brasileiros, segundo nova pesquisa divulgada pela Quaest nesta quarta-feira (2). Desde abril de 2023, quando a série de levantamentos começou, essa nunca havia sido a principal inquietação da população.

Na última pesquisa realizada em janeiro deste ano, a violência registrava 26% das preocupações dos entrevistados, enquanto questões sociais apareciam com 23%, as duas empatadas dentro da margem de erro.

A categoria “questões sociais” engloba temas como fome, miséria, população em situação de rua e pobreza.

Agora, os dados indicam que a preocupação com a violência subiu para 29%, consolidando-se como a maior do país. As questões sociais mantiveram os mesmos 23%, empatadas com a economia, que registrou 19%.

Além dessas preocupações, o brasileiro também citou temas como saúde (12%), corrupção (10%) e educação (7%).

Veja a lista de maiores preocupações dos brasileiros atualmente, segundo a pesquisa:

Violência: 29%;
Questões sociais: 23%;
Economia: 19%;
Saúde: 12%;
Corrupção: 10%;
Educação: 7%.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 27 e 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil.

Além de medir a maior preocupação da população, a pesquisa também analisou a aprovação e desaprovação do governo Lula (PT). A desaprovação aumentou para 56% dos eleitores brasileiros — pior índice desde o início do mandato (leia mais aqui).

Outra análise revelada pela pesquisa é a de opinião dos brasileiros a respeito da economia do país. O levantamento mostrou que 56% dos brasileiros consideram que a situação econômica do país piorou nos últimos 12 meses.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Paciente agarra funcionária à força e destrói recepção de hospital em MT

‘Fiquei de calcinha e sutiã’, relata baiana de receptivo que tirou a roupa para provar que não roubou carteira de turista argentina

Esquema de loterias irregulares é desmantelado após apostador não receber prêmio de R$ 43 mil e procurar a polícia