Você conhece a história do prato e como foi a chegada ao Brasil?

 Hoje é comemorado o dia mundial do Hambúrguer e no Brasil esse dia é levado bem a sério. Quem não gosta de um bom hambúrguer? Seja o tradicional ou até mesmo o Vegano, o prato é um sucesso no mundo. Mas você sabe qual a história dessa iguaria?
 Embora muitos pensem que o hambúrguer tenha sido inventado nos Estados Unidos, na verdade surgiu na Alemanha por volta do século 17 quando a europa estava sendo invadida pelas tribos Tártaros em que os guerreiros tinham o costume de moer carne ruim para ficar mais saborosa. 
 Com o passar dos anos os Alemães adquiriram o mesmo hábito e criaram o que era chamado de ‘’Hamburg Steak’’ (Bife de Hamburgo), porém com carnes de melhor qualidade. Com o sucesso na Alemanha, logo o bife de hamburgo chegou aos Estados Unidos e em 10904, na feira mundial de Saint Louis, capital de Missouri, foi apresentada oficialmente esta iguaria ao público americano, que tornaria-se depois um símbolo do país e um dos pratos mais populares do mundo. 
 No Brasil, o hambúrguer só chegou oficialmente em 1952 com a inauguração da primeira lanchonete da rede Bob’s no país, fundada pelo tenista americano Robert Falkenburg (campeão de Wimbledon) no Rio de Janeiro e não demorou para que outras unidades se espalhassem por todo o Brasil liderando o mercado por alguns anos até a chegada do Mcdonald’s em 1979, importante difusora do prato no país e no mundo. 
 Com o passar dos anos, outras empresas internacionais se estabeleceram no Brasil, criando uma ampla concorrência em que o marketing tornou-se mais importante do que a própria qualidade dos produtos, iniciando então a demanda por hambúrgueres de maior qualidade. Nesta nova demanda nasceram milhares de hamburguerias espalhadas por todo país e também novas redes nacionais especializadas.
 A maior parte do mercado brasileiro de hambúrgueres pertence a empresas estrangeiras, no entanto o país torna-se cada vez mais referência internacional pela qualidade de produtos ‘’premium’’, uma categoria acima de produtos como McDonald ‘s e Burguer King por exemplo. Com as redes sociais e a viralização dos conteúdos de ‘’food porn’’, o consumidor está cada vez mais exigente e quer consumir hambúrguer com o mesmo requinte que de apreciar um prato feito por um chefe por exemplo e não consumir em automático como acontece nas empresas internacionais tradicionais. 
 Atualmente entre as empresas de hambúrguer criadas no Brasil mais famosas estão as redes Madero, Bullger, Cabana, B Burguer e a nova rede Eai Burguer que pode se tornar uma representante brasileira de hambúrguer no mundo com a primeira franquia de fast food premium do Brasil no exterior através da nova rede que surgiu no interior de São Paulo em 2020 e está se espalhando pelo país todo e vai iniciar operações internacionais em breve. 

Notícias Relacionadas

Por acidente, ator comeu 20 baratas de verdade em The Walking Dead

Adamastor recebe espetáculo gratuito inspirado em poema de Manuel Bandeira neste domingo

23º polo da Academia na Praça 60+ é inaugurado no Parque Santos Dumont