Passageiros se revoltaram com seguranças do Metrô, na tarde desta segunda-feira (19), após abordagem truculenta de um homem negro, que supostamente vendia bilhetes de forma ilegal. A confusão ocorreu na estação Palmeiras/Barra Funda, zona oeste de São Paulo, e foi registrada por vários usuários.
Nas imagens, o homem é cercado por pelo menos quatro seguranças e empurrado até uma grade, próxima às catracas de entrada da linha 3-Vermelha. Um dos guardas aplica o golpe “mata-leão” contra o rapaz.
Revoltados, dezenas de passageiros se reuniram ao redor deles para tentar impedir a ação dos seguranças. Algumas pessoas chegaram a gritar “racistas” e “solta ele”.
O Metrô afirmou que, durante a abordagem, o vendedor ambulante agrediu os agentes e, por isso, precisou ser contido. A Polícia Militar também foi acionada, e o homem encaminhado à Delpom (Delegacia De Polícia do Metropolitano).
“Todas as ações da equipe de segurança são avaliadas, e, se algum excesso for identificado, os funcionários passam por reorientação ou até sanção disciplinar. O Metrô reforça ainda que a venda ilegal de bilhetes é crime e pede a colaboração dos passageiros para não incentivar essa prática”, ainda informou em nota.
Fonte: r7