Moradores de Cotia protestam pelo segundo dia seguido contra a falta de energia elétrica que já dura mais de 120 horas

por Redação

Um grupo de moradores fechou na tarde desta quarta-feira (8) uma faixa da Rodovia Raposo Tavares, em Cotia, no sentido capital, contra a falta de energia elétrica na cidade desde o temporal que atingiu a Grande São Paulo na sexta-feira (3). Três mil imóveis estão há mais de 120 horas sem energia.

A CCR ViaOeste, concessionária responsável pelo trecho, o ato começou às 17h36, no quilômetro 35. Foi ateado fogo em objetos no local. Policiais militares acompanharam a situação.

Na terça-feira, outro grupo interditou uma faixa da Rodovia Raposo Tavares em protesto pelo mesmo motivo. O bloqueio ocorreu no km 32, altura do bairro Jardim Cotia.

Todas as escolas de Cotia não abriram as portas desde segunda-feira (6). Em nota na terça, a prefeitura de Cotia informou que 80% das escolas municipais deviam retomar as aulas nesta quarta.

No boletim das 13h30, o governo de São Paulo informou que com relação ao abastecimento de água, a Sabesp pedia o uso consciente de água aos moradores da Grande São Paulo até a completa normalização de todo o sistema de abastecimento.

Com o processo de restabelecimento da energia elétrica em pontos da capital e região metropolitana, o abastecimento de água seguia em recuperação em pontos mais críticos de manhã, em trechos isolados em Cotia e Pirapora do Bom Jesus.

Carapicuíba
Na região da Marginal do Cadaval, em Carapicuíba, os moradores fecharam parte da via e também atearam fogo. Segundo a prefeitura, a Guarda Civil Municipal esteve no local da manifestação e desobstruiu a via.

“A Prefeitura já acionou a Enel de algumas ruas, que continuam sem energia elétrica. Além disso, o Procon da cidade, localizado no Ganha Tempo, está recebendo as reclamações de quem teve prejuízo pela demora no retorno da energia”.

Os bairros Vilas Lourdes e Vila Artem têm áreas sem energia, informou a prefeitura.

Policial ferido
Na Avenida Giovanni Gronchi, na Zona Sul de São Paulo, um protesto contra a falta de energia elétrica na noite de terça-feira (7) deixou um policial baleado na perna. A TV Globo registrou o momento que o PM foi ferido.

A Polícia Militar acompanhou a situação e conseguiu dispersar a manifestação depois da chegada do BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que a bala atravessou a perna do PM, que foi levado ao hospital e passou por atendimento médico.

Fonte: G1

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório