A operação para demolição do edifício de 10 andares atingido por um incêndio na região da 25 de Março, no centro, vai começar na manhã deste sábado (16), segundo a Prefeitura de São Paulo.
A análise dos dados coletados nas vistorias apontou que a estrutura está estabilizada após o término do combate às chamas, que tiveram início no domingo (10). “Embora não exista mais risco de ruptura total, sem sinais prévios, o risco de desabamentos pontuais permanece”, informou em nota a prefeitura.
Para segurança, o perímetro do edifício será isolado com tapumes e toda estrutura será coberta por telas. Os primeiros trabalhos a serem realizados são de limpeza do local e escoramento de toda a estrutura. Serão colocadas armações de aço entre os andares.
O processo para contratação da empresa responsável pela execução do serviço ainda está em andamento. Segundo a administração municipal, por se tratar de serviços emergenciais, o prazo e o investimento serão estabelecidos no decorrer das ações. Em princípio, vinte operários vão trabalhar na operação.
A demolição foi autorizada pelos proprietários do Edifício Comércio e Indústria em assembleia geral. A prefeitura deu celeridade ao processo, mas depois as despesas deverão ser custeadas pelos donos do imóvel.