Dois alunos da Escola Estadual Mariano de Oliveira, que fica no bairro de Pirituba, na Zona Norte de São Paulo, jogaram rojões dentro da instituição na noite de segunda-feira (29). Segundo informações da Polícia Militar, os jovens – de 18 e 19 anos – haviam sido suspensos após chegarem atrasados para aula e, posteriormente, voltaram ao local portando os artefatos.
Os alunos teriam pulado o muro da escola antes de seguir em direção ao corredor das salas de aula, onde lançaram dois rojões que atingiram uma lâmpada e um dos professores. Depois, a dupla fugiu.
Ainda de acordo com a PM, a dupla de alunos foi encontrada por uma viatura da polícia próximo ao Mercado Municipal de Pirituba; eles foram levados para a escola para reconhecimento, contaram a mesma versão dada pela direção, e depois, foram levados para a delegacia.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) afirmou que repudia todo e qualquer ato de violência ou incitação à violência, dentro ou fora das escolas. Disse ainda que os alunos que aparecem no vídeo soltando os rojões são maiores de idade e já foram identificados.
“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo se solidariza com o professor e informa que ele não sofreu ferimentos”, diz a nota. “Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será inserido no Placon, a plataforma do Conviva-SP que é usada para registrar todas as ocorrências escolares”.
De acordo com a Seduc, o caso está sendo acompanhado pela Diretoria Regional de Ensino e a direção da E.E. Mariano de Oliveira vai se reunir com o Conselho Escolar para definir as punições que serão aplicadas aos alunos, respeitando o direito à educação.
Também em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que dois jovens, de 18 e 19 anos, são investigados e que o caso foi registrado como ameaça, perturbação do trabalho ou do sossego alheios e perigo para a vida ou saúde de outrem pelo 33º Distrito Policial – Pirituba.
Fonte: Com informações da Agência Estado