Família encontra escorpião mais perigoso do Brasil dentro de casa: “Atrás do berço do bebê”

por Redação

Uma família de Foz do Iguaçu, no Paraná, levou um susto ao encontrar um escorpião preso no rodapé da parede da casa. E a preocupação foi ainda maior por encontrarem o aracnídeo em um lugar próximo ao berço de Helena Liz, de apenas 1 ano. O escorpião foi identificado como tityus serrulatus, também conhecido como escorpião amarelo, que é considerada a espécie mais perigosa do Brasil, podendo ser letal principalmente para crianças pequenas.

Em vídeo viral, a mãe, a dona de casa Milena Ketlin Deniz dos Santos, de 19 anos, mostra o momento em que seu sogro quebra o rodapé e já é possível ver um pedaço da cauda e o ferrão do animal aparecendo. Logo depois, um escorpião amarelo sai e o marido de Milena, que já estava a postos, mata o animal com um chinelo. Em seguida, eles pegam o aracnídeo com um alicate e o colocam em um pote de vidro com outro escorpião amarelo que tinham encontrado na sala, mais cedo, naquele mesmo dia. Então, examinam o local e percebem que há pequenos buracos na parede, por onde o animal pode ter entrado.

Publicado em 26 de abril, o vídeo viralizou, alcançando mais de 4,4 milhões de visualizações. Os internautas ficaram chocados com a cena. “Novo pânico desbloqueado com sucesso”, diz um. “Pronto, agora eu estou correndo e verificando cada canto do rodapé daqui de casa”, conta outro. “Meu Deus, que perigo”, escreve um terceiro.

‘Já apareceram várias espécies de tamanhos diferentes’
Essa não foi a primeira vez que Milena encontrou escorpiões na sua casa. “Nos mudamos para essa casa em junho de 2023. Dia 17 de agosto de 2023 achamos o primeiro escorpião. Chamamos o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e fizemos a abertura do prontuário”, diz a mãe em entrevista à CRESCER. No entanto, nada foi feito e os escorpiões continuaram a aparecer. “Desde agosto de 2023 aparecem escorpiões. Já apareceram várias espécies de tamanhos diferentes”, afirma.

No dia anterior, o casal tinha encontrado um escorpião no quarto deles e, no mesmo dia em que encontrou o escorpião no rodapé, a mãe de Milena já havia achado outro da mesma espécie embaixo do tapete da sala, o que deixou os pais com uma pulga atrás da orelha. “À noite, meu esposo teve um sexto sentido do nada de afastar o berço da bebê para ver se havia algum escorpião por ali escondido. Foi aí que o encontramos preso no rodapé do nosso quarto, atrás do berço da nossa bebê”, lembra.

Ela logo pediu a ajuda do sogro para quebrar o rodapé enquanto seu marido já se posicionava para matar o aracnídeo. Milena ficou de olho em Helena Liz e gravou toda a cena. “Na hora em que estávamos fazendo a retirada do escorpião, eu coloquei minha filha dentro do berço para ela não descer no chão”, explica.

Milena ficou extremamente preocupada por encontrar um escorpião tão próximo do berço em que a bebê dorme. “E se por ventura ele chegasse a entrar dentro do berço dela e atacar? Deus que nos protegeu mesmo, eu acredito muito nisso. O que passou na minha cabeça no momento em que vi o animal era que precisava olhar em tudo e tirar minha neném dali, pois era um lugar perigoso”, recorda. A mãe também temeu pela sua própria segurança, ainda mais por estar grávida de três meses.

‘A gente sempre anda em alerta’
Milena explica que eles não têm certeza de como o escorpião ficou preso no rodapé, mas suspeitam que ele tenha entrado por alguma infiltração. Para evitar que mais episódios como esse ocorram, a família arrumou o rodapé e passou veneno na casa. Eles também trocaram os ralos, escolhendo um modelo que abre e fecha, tentando impedir a entrada de mais aracnídeos.

Mesmo com tantas aparições de escorpiões na região, nunca aconteceu nenhum acidente. “Graças a Deus nunca fomos picados por escorpiões! A gente sempre anda em alerta”, finaliza.

O que fazer se encontrar um escorpião em casa?
Como precisam de água para sobreviver, os escorpiões costumam se esconder em locais úmidos, como banheiros e lavanderias. Eles entram nas residências por ralos, calhas, tubulações e caixas de fiação que não estão devidamente vedadas.

Caso encontre um escorpião na sua casa, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e garantir a segurança das crianças. A captura do aracnídeo só deve ser feita se houver confiança em como fazê-la. Caso contrário, o ideal é acionar a prefeitura para realizar a remoção.

Se for necessário capturá-lo:

Use um objeto longo e fino para empurrá-lo até um local mais seguro para a captura.
Mantenha pelo menos 30 cm de distância entre a mão e o objeto utilizado.
Se o escorpião se prender ao objeto, descarte-o sem chacoalhar.
Utilize um frasco plástico fundo com tampa e deslize um papel rígido para fechá-lo.
Para maior proteção, vista luvas de raspa de couro, camisa de manga longa e calças compridas ajustadas nos tornozelos.
Se a captura não for possível, um golpe firme com um objeto plano e resistente pode ser uma alternativa para eliminá-lo.

O que evitar?
Não tente capturá-lo com as mãos ou com luvas comuns.
Não faça a captura sozinho; a presença de outra pessoa pode ser útil.
Não use inseticidas ou produtos químicos, pois a quantidade necessária para matá-lo pode ser prejudicial à saúde da família.

Fonte: Instituto Butantan

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório