Depois de a prefeitura reconhecer que há um surto de meningite meningocócica do tipo C na região da Vila Formosa e Aricanduva, na zona leste de São Paulo, foram desencadeadas ações de prevenção e controle da doença, como o bloqueio com a vacinação de moradores. Foram registrados cinco casos da doença entre 16 de julho e 15 de setembro, com uma morte.
Na capital paulista, são dez mortes pela doença desde o início do ano. Nesta semana, mais dois óbitos foram confirmados: as vítimas são uma mulher de 20 anos, moradora da zona sul, e um homem de 22 anos, da zona norte.
A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que os casos são isolados e não têm relação com o surto na Vila Formosa e em Aricanduva.
Sobre a doença
A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que causa inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra através de secreções respiratórias, como salivas, espirro e tosse.
Os sintomas e sinais mais frequentes são: febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez na nuca, dor de cabeça, dor nas articulações, aversão à luz. Pode ocorrer ainda o aparecimento de pequenas manchas cor violeta na pele.
Quem deve ser vacinado?
A vacinação é indicada para pessoas de três meses a 64 anos de idade. Elas devem ser moradoras, estudantes e trabalhadoras dentro do perímetro delimitado da área de abrangência de quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde): Jardim Iva, Guarani, Vila Formosa II e Comendador José Gonzalez.
Fonte: Com informações da Agência Estado