Com a chegada do inverno e o aumento da circulação de vírus respiratórios, a Prefeitura de Guarulhos reforçou a importância da vacinação como uma das principais formas de prevenção contra doenças respiratórias. Para ampliar o acesso à imunização, a Secretaria da Saúde realizará neste sábado (27), das 9h às 14h, um drive-thru de vacinação em frente ao Bosque Maia, na avenida Paulo Faccini, no Centro.
De acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), diferentes vírus respiratórios estão circulando no município, cenário considerado esperado para esta época do ano. O monitoramento é realizado continuamente pelo Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA) e pela UPA Cumbica, unidades sentinelas de vigilância dessas doenças em Guarulhos.
A vacina contra a influenza está disponível gratuitamente pelo SUS para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade e protege contra os principais vírus da gripe previstos para a temporada, reduzindo o risco de complicações, internações e óbitos.
A rede municipal também oferece vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir de 28 semanas de gestação. A estratégia permite a transferência de anticorpos para o bebê durante a gravidez, garantindo proteção nos primeiros meses de vida contra bronquiolite e outras infecções respiratórias.
Além da vacinação, a Secretaria da Saúde orienta a população a manter medidas preventivas, como higienizar as mãos com frequência, manter os ambientes ventilados e evitar contato próximo com outras pessoas quando houver sintomas respiratórios.
No drive-thru deste sábado, basta apresentar um documento com CPF para receber a vacina contra a gripe. No caso das crianças, também é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação para definição do esquema vacinal adequado.
Quem não puder comparecer ao drive-thru poderá receber a vacina gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) de Guarulhos.