As pessoas com idades entre 60 e 65 anos poderão utilizar o transporte público de São Paulo gratuitamente a partir desta quarta-feira (1º). O benefício estará acessível por meio dos bilhetes eletrônicos usados no metrô, trens, VLT e ônibus intermunicipais no estado.
A gratuidade havia sido suspensa em dezembro de 2020 pelo então governador, João Doria, e pelo então prefeito da capital paulista, Bruno Covas.
Com a volta da gratuidade, o passageiro não precisará apresentar documentos que comprovem sua idade durante as viagens. A liberação se dará por meio de cartões como o Bilhete Único, usado para trens e ônibus municipais em São Paulo, e o TOP, usados na Grande São Paulo e que, além de trens, dá acesso a ônibus do EMTU.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, o passageiro deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga dos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.
O passageiro na faixa de 60 a 65 anos que já possui um cartão TOP não precisará solicitar outro. Apenas precisará encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU na região metropolitana de São Paulo para habilitar o benefício.
Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região.
O retorno da gratuidade para pessoas com 60 a 65 anos foi anunciado ao longo de janeiro pelo gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Já a gratuidade dos transporte público para pessoas com mais de 65 anos é prevista pelo Estatuto do Idoso e vale para todo o Brasil.
Como solicitar o Cartão TOP
Para quem ainda não tem o cartão TOP, após a solicitação e chegada do cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade.
A solicitação do cartão pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos mais de 80 estabelecimentos credenciados e informados em site do governo.
Fonte: Com informações da Agência Estado