O casal de empresários de Americana (SP), morto em uma queda de helicóptero na noite de quinta-feira (16), em uma área de mata em Caieiras, na Grande São Paulo, deixa três filhos: Bethina Feldman, que completou 12 anos nesta sexta (17) e sobreviveu à queda, além de dois gêmeos de 9 anos. André Feldman e a esposa, Juliana Alves Feldman, morreram no acidente.
O piloto da aeronave, ocupada por quatro pessoas, Edenilson de Oliveira Costa, também foi resgatado com vida. De acordo com assessores da família, as viagens para São Paulo eram muito frequentes.
André Feldman tinha 50 anos e era CEO da BIG Brazil International Games, que tem o licenciamento para operar no Brasil a marca norte-americana Caesars Sportsbook, uma das empresas de apostas conhecidas como “Bets”, e que está na lista das autorizadas pelo governo federal para atuar no país.
Já Juliana Elisa Alves Maria Feldman tinha 49 anos. Ela é formada em economia pela Fundação Armando Alvares Penteado e também é empresária, segundo informações de seu perfil no LinkedIn.
A aeronave pertence à empresa C & F Administração de Aeronaves LTDA, que tem como sócios o próprio André Feldman e Paulo Jose Converso. Ela é da fabricante Eurocopter France, modelo EC 130 B4, matrícula PRWVT.
Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo (transporte comercial de passageiros), mas com situação de aeronavegabilidade “normal”. Isso significa que o avião poderia ser usado normalmente para uso particular do dono.
O prefeito de Americana, Chico Sardelli, publicou uma nota de pesar em homenagem às vítimas. “Dois americanenses que se despedem de maneira trágica e que deixarão um legado de trabalho, dedicação e amizade. Que Deus possa confortar os corações enlutados dos familiares e amigos nesse momento de dor”, diz o texto.
O socorro às vítimas foi mostrado ao vivo pela repórter Larissa Calderari, do Globocop, da TV Globo (veja vídeo acima). Por conta do trabalho dos socorristas, há uma interdição de ao menos uma faixa no km 30 da Rodovia dos Bandeirantes, no sentido interior. No momento do resgate do piloto, uma fila de carros de cerca de 2 quilômetros se formou no local.
Decolagem
O helicóptero saiu do Campo de Marte na noite de quinta-feira, por volta das 19h30, com destino a cidade de Americana. Ele fez uma parada em um heliponto no bairro do Jaguaré, na Zona Oeste.
O tempo na Zona Norte de São Paulo na hora da decolagem era muito ruim. Segundo o Corpo de Bombeiros, às 23h28 foi recebida uma chamada de desaparecimento da aeronave. O sinal de GPS sumiu por volta de 20h34.
A aeronave caiu na região do Morro do Tico-Tico, nas proximidades do Conjunto Habitacional Nosso Teto, em Caieiras.
Equipes dos bombeiros, da Defesa Civil, dois helicópteros águia da Polícia Militar e um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviados para o local.
Fonte: G1