Na manhã desta segunda-feira, 9 de junho, foi realizada a oitiva de dois servidores da Secretaria Municipal de Saúde, durante a 7ª reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que analisa os motivos do fechamento da unidade de terapia intensiva do Hospital Municipal de Urgências (HMU), no final do ano passado.
De acordo com o diretor, à época, do Departamento de Coordenação da Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Raphael Sebastian de Souza Pinto, enfermeiro de carreira e servidor da Prefeitura há, aproximadamente, 20 anos, foram realizados todos os procedimentos necessários para garantir a segurança dos pacientes. “A assistência não foi prejudicada; os pacientes foram acolhidos; tratava-se de uma medida emergencial e, naquele momento, realmente, era o que deveria ser feito.” O ex-diretor explicou que houve falha no sistema de ar-condicionado e consequente elevação da temperatura, então, os pacientes graves foram remanejados para a sala branca – espaço permanente de assistência ao serviço dentro do hospital – previamente vistoriado por técnicos da saúde.
O atual diretor do Departamento de Coordenação da Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Magno Silva de Moura, colocou-se à disposição dos parlamentares da CEI para encaminhar todos os documentos e ofícios solicitados. Os vereadores fizeram dezenas de questionamentos em razão da demora do restabelecimento dos serviços, pois a UTI ficou fechada por sete dias, de 6 a 13 de dezembro de 2024. A organização social Santa Casa de São Bernardo, responsável pela gestão do hospital no ano passado em 2025 também prestará esclarecimentos.
Participaram da reunião da CEI os vereadores Maurício Guti (presidente), Geleia Protetor (relator), Janete Rocha Pietá, Dr. Laércio Sandes, Gilvan Passos, Alemão do Transporte, Joseval Queiroz, Fernanda Curti e Karina Soltur. A conclusão do relatório final da CEI está prevista para a próxima semana, dia 17 de junho. O ex-secretário de saúde e o responsável pela organização social foram convidados para a reunião, mas não compareceram.