Coluna de fumaça dos incêndios de Los Angeles é vista do espaço em imagem da Nasa

por Redação

Em Los Angeles, nos Estados Unidos, um incêndio provocado por ventos de até 160 quilômetros por hora teve início na manhã de terça-feira (7). Pelas horas que seguiram, a paisagem seca ajudou a propagar vários incêndios florestais que destruíram milhares de estruturas e obrigaram a população a evacuar a região. Em imagem da Nasa, é possível ver a coluna de fumaça da queimada.

Na imagem a seguir, feita por um satélite da Nasa no dia 7, a coluna de fumaça do incêndio que se propagou próximo ao bairro de Pacific Palisades pode ser vista no centro da foto, onde se lê “Smoke”.

A foto foi tirada por um instrumento do satélite Aqua, que passa pela região equatorial da Terra à tarde, de sul a norte, observando toda a superfície terrestre a cada um ou dois dias.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia Americano, a falta de chuva e os ventos fortes criaram condições climáticas propensas ao surgimento de incêndios no sul do estado da Califórnia. Os chamados ventos de Santa Ana são secos e costumam ocorrer entre outubro e janeiro. Eles descem pelas laterais das cadeias montanhosas do interior em direção à costa devido a um gradiente de pressão entre a desértica Grande Bacia, ao leste, e o Oceano Pacífico, a oeste.

O sul da Califórnia teve o início de inverno mais seco já registrado desde 1944, segundo o cientista climático Daniel Swain, em comunicado da Nasa. Houve apenas 0,8 milímetro de chuva desde 1º de outubro, sendo que os meses de outubro a abril são considerados a época de chuva na região, apesar de chover mais entre dezembro e fevereiro.

Incêndios na Califórnia
No dia 7 de janeiro, um incêndio teve início pela manhã próximo ao bairro de Pacific Palisades, reportado às 10h30 no horário local. À tarde, sua fumaça fluiu em direção ao Oceano Pacífico, e, pela noite, outros dois incêndios tiveram início: o Eaton irrompeu no interior de Los Angeles e se espalhou para mais de 40 mil quilômetros quadrados. Já o incêndio Hurst eclodiu na cidade de San Fernando.

No dia seguinte, quarta-feira (8), o incêndio de Pacific Palisades se deslocou para o oeste em direção à cidade californiana de Malibu, queimando mais de 44 quilômetros quadrados, segundo o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire). Neste dia também se iniciaram os incêndios Lidia e Sunset, nas regiões de Acton e Hollywood Hills, respectivamente.

O Cal Fire projeta que rajadas de vento continuem a uma velocidade de no máximo 96 km/h até esta quinta-feira no incêndio de Pacific Palisades, e que ventos fortes no incêndio Eaton devem persistir até a noite.

Fonte: revistagalileu

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório