A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal de Guarulhos realizou uma audiência pública sobre o Maio Laranja, mês voltado para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento foi promovido na manhã desta quarta-feira (21/05), no plenário do Legislativo, e reuniu autoridades do município.
Além dos membros da Comissão, vereadores Welliton Bezerra (PRTB), Carlinda Tinôco (Republicanos) e Daniel Santos (PP), a mesa dos trabalhos foi composta por Flávia Verdugo, secretária adjunta da Saúde, Claudia Ferreira, representando a Secretaria de Educação, Leonardo Laranjeira, do Conselho Tutelar, e de Darcy Maria dos Santos, para representar a Patrulha Maria da Penha e a Guarda Civil Municipal (GCM).
“O propósito da audiência é falar sobre o fluxo de atendimento das crianças vítimas de violência aqui no município”, afirmou Welliton Bezerra, presidente da Comissão da Criança. De maneira geral, cada convidado explicou como as ações de combate à violência funcionam em sua área e como é o atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violência.
O conselheiro tutelar Leonardo Laranjeira lembrou que a violência contra crianças e adolescentes precisa ser combatida diariamente com ações imediatas e eficazes. “É um problema complexo que envolve diversas dimensões, incluindo a violência física, psicológica, sexual, a negligência, a omissão e a indiferença”.
Claudia Ferreira destacou que é inquestionável o papel da educação no combate à violência contra crianças e adolescentes. Ela explicou que também representa a Comissão Intersetorial de Enfrentamento às Violências Contra a Criança e Adolescente do município, que tem caráter permanente e que envolve diversas secretarias municipais. “Para a educação, a prevenção contra todo o tipo de violência, inclusive sexual, é uma perspectiva curricular, ou seja, ela precisa ser trabalhada com as crianças, adolescentes, professores e famílias”, disse.
A secretária adjunta da Saúde, Flávia Verdugo, ressaltou a capacitação dos profissionais no acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência, principalmente nas unidades do Núcleo de Atendimento às Violências (NAV). Já a inspetora Darcy Maria dos Santos explicou como é o atendimento das crianças e adolescentes vítimas de violência feito pela GCM e salientou a necessidade de políticas públicas para melhorar toda a rede de atendimento.
No final da audiência, Welliton Bezerra falou sobre a importância do trabalho em conjunto na luta pelas crianças e pelos adolescentes. “Tenho certeza que, com a força e dedicação de cada um aqui, nós vamos ter a alegria em diminuir os índices de violência contra as crianças da nossa cidade.”