Na manhã desta segunda-feira, 20 de maio, as vereadoras da Comissão da Mulher do Legislativo realizaram uma reunião ordinária para análise e deliberação de três projetos. Todas as propostas receberam pareceres favoráveis. Participaram da reunião as vereadoras Karina Soltur (PSD) e Carol Ribeiro (MDB).
A presidente da Comissão, Carol Ribeiro, acredita que a proposta do vereador Maurício Brinquinho (PT), que institui o Dia de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres – PL 1.177/2023 – pode trazer uma mudança significativa. “É um projeto bacana, que vindo de um vereador homem é importante, porque a gente sabe que, infelizmente, a violência é absurda; devemos parabenizar o vereador pela iniciativa; acredito que irá ajudar até na diminuição dos casos”, afirmou.
Durante a reunião da Comissão da Mulher também foram deliberados favoravelmente os seguintes projetos: PL 3.824/2023, de autoria da vereadora Carlinda Tinôco (Republicanos), que cria o programa de capacitação de agentes comunitárias de saúde para a realização de acolhimento a vítimas de violência doméstica; e Substitutivo nº 1 ao PL 1.745/2023, do vereador Rafael Acosta (PSB), que dispõe sobre a criação do programa de fortalecimento da saúde mental e do enfrentamento a violência psicológica entre mulheres.