Com o objetivo de apreciar quatro projetos de lei elaborados por parlamentares da Casa, os integrantes da Comissão de Trânsito e Transportes reuniram-se na tarde desta quarta-feira (12/02). Estiveram presentes no encontro os vereadores Alemão do Transporte (DC) e Joseval Queiroz (PL), que são, respectivamente, presidente e membro da Comissão.
Durante a reunião, todas as propostas da pauta foram analisadas favoravelmente. Alemão falou sobre o PL 2351/2023, de Janete Rocha Pietá (REDE), que institui a campanha de combate à importunação sexual no transporte coletivo de Guarulhos. “O parecer da Comissão foi favorável a essa proposta que é muito importante, porque sabemos que existem muitos casos de assédio no transporte coletivo e, infelizmente, as mulheres acabam se sentindo com medo, coagidas, e não têm aonde recorrer. Consideramos de muita relevância a criação dessa campanha na cidade, para que as mulheres consigam ter um canal de comunicação e possam perder o medo de se defender no transporte”, ressaltou o presidente.
As outras três proposituras da pauta são: PL 2274/2023, apresentado pela vereadora Carlina Tinôco (Republicanos) e pelo então vereador Jorginho Mota, que dispõe sobre a obrigatoriedade de haver mecanismo sonoro de orientação para deficientes visuais nos semáforos para pedestres; PL 3011/2023, elaborado por Gilvan Passos (Republicanos), que trata de vagas preferenciais de estacionamento para pessoas com a síndrome de fibromialgia; e PL 4082/2023, do vereador Rafael Acosta (PSB), que propõe a instalação de câmeras de monitoramento no interior dos veículos utilizados para a realização de transporte escolar público e particular de alunos no município.