‘Dente da Shopee’: vídeos ensinam a fazer dentes falsos com resina; dentistas alertam para os riscos

por Redação

Centenas de vídeos estão viralizando nas redes sociais, mostrando pessoas fazendo dentes de resina em casa. Esses tutoriais ensinam como criar o chamado “dente da Shopee”, usando um produto vendido por até R$ 20 em plataformas de venda online. No entanto, os dentistas alertam que essa prática é arriscada e contraindicada.

Os vídeos ensinam a utilizar um produto conhecido como resina termoplástica, que vem em forma de pequenas esferas. Ao serem colocadas em água quente, as esferas se transformam em um material plástico maleável, que pode ser moldado no formato do dente.

Os usuários comentam que moldar um dente provisório em casa é mais barato e acessível do que fazer um implante profissional, que pode custar até R$ 2,5 mil. Porém, dentistas explicam que o improviso pode afetar os dentes saudáveis e causar ainda mais prejuízos.

A dentista Monique Pimentel, especialista em ortodontia, alerta que produzir dentes em casa pode colocar em risco a saúde bucal e geral, e aponta alguns problemas:

Não há como garantir a procedência da resina nem conhecer seus compostos químicos. Dentro da boca, essas substâncias podem ser liberadas e ingeridas, representando risco à saúde.
O “dente” improvisado não respeita a estrutura dentária natural, impedindo a manutenção correta dos espaços necessários entre os dentes, o que dificulta a limpeza adequada.
Sem o acabamento profissional, a superfície da resina fica áspera, acumulando alimentos e facilitando o desenvolvimento de cáries nos dentes saudáveis.
Problemas na estrutura da arcada dentária podem surgir, já que o dente artificial pode pressionar os dentes inferiores de maneira inadequada, prejudicando a distribuição correta da carga e até mesmo causando dores de cabeça e enxaquecas.

A especialista ainda ressalta que dentes provisórios de resina utilizados nos consultórios são temporários, indicados somente durante o processo de implante. Já os dentes fixos são feitos em porcelana, material biocompatível que oferece menos riscos aos pacientes.

CFO fez parceria com plataformas para derrubar venda de resinas
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) criou uma ouvidoria, em parceria com as plataformas de venda, para derrubar os anúncios dos produtos que são vendidos ilegalmente.

Segundo o conselho, eles fizeram uma parceria com a Shopee e o Mercado Livre e vão encaminhar as denúncias de usuários e dentistas de anúncios de resinas como essas para que os dois e-commerce avaliam o anúncio e possam derrubar.

Fonte: G1

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório