Escola do Parlamento de Guarulhos realiza jornada sobre previdência municipal

por Redação

Na manhã desta quinta-feira (15/05), a Escola do Parlamento de Guarulhos promoveu, no plenário da Câmara Municipal, a 2ª Jornada da Educação Legislativa, com foco nos aspectos legais e práticos da previdência municipal. A data foi escolhida por marcar o Dia Nacional da Educação Legislativa, que celebra a importância da educação política na promoção da cidadania e no fortalecimento das instituições públicas.

A programação contou com palestras de Alessandra Semensato, presidente interina e diretora administrativa e financeira do IPREF (Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos), e Veleda Carvalho, chefe de seção de análise de benefícios. Servidores de diversos setores da Câmara e demais interessados participaram ativamente do encontro.

Entre os temas abordados, estavam as diferentes regras e tipos de aposentadoria, os benefícios previdenciários, os procedimentos para solicitação de aposentadoria e o cálculo de proventos. “Para nós, é sempre muito gratificante participar de eventos como esse e de conversar com os servidores, para esclarecer dúvidas. O pessoal foi bem participativo, fizeram boas perguntas, então foi muito satisfatório e, quando precisarem, nós voltaremos”, disse Alessandra.

A presidente interina do IPREF também aconselhou que os servidores iniciem o processo com antecedência. “O ideal é começar por volta de dois ou três anos antes de completar os requisitos para a aposentadoria. Nós temos o e-mail analisebeneficios@gmail.com, que é o canal por meio do qual o servidor pode solicitar a simulação de regra, de valor e tirar dúvidas sobre a documentação que ele precisa levar para fazer a solicitação de aposentadoria. Na sequência, ele pode fazer o agendamento para dar a entrada no processo”, explicou.

Um dos destaques da jornada foi a apresentação do aplicativo Digital Prev, ferramenta desenvolvida para facilitar o acesso dos servidores às informações sobre sua vida previdenciária. O app já está disponível para download gratuito nas plataformas Google Play Store e App Store.

A diretora-presidente da Escola do Parlamento de Guarulhos, Adriana Coutinho Borgo, destacou que a escolha do tema atendeu a uma demanda dos próprios servidores. “O tema da jornada foi um pedido dos servidores, por se tratar de um assunto que afeta diretamente a nossa vida funcional aqui na Câmara e a nossa qualidade de vida após a nossa aposentadoria”, disse.

Adriana também anunciou mudanças na estrutura da EPG. “A Escola do Parlamento tem funcionado aqui na Câmara com o status de um grupo de trabalho, mas, a partir da nova reestruturação, ela passará a ser um órgão dentro do guarda-chuva do gabinete da presidência. Essa mudança mostra a importância estratégica da educação para a formação e capacitação dos servidores e também para a aproximação da sociedade ao Parlamento”. Por fim, ela revelou que em breve será lançado o ambiente virtual de aprendizagem da EPG, que atenderá tanto os funcionários da Câmara quanto a população em geral.

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório