Ex-aluno da EJA faz palestra inspiradora para demais estudantes da modalidade

Aprender a ler, escrever e aprofundar os conhecimentos sobre o mundo é, para muitos, um sonho que foi adiado. Contudo, nunca é tarde para realizá-lo. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade oferecida pela Prefeitura de Guarulhos em 28 escolas-polo da rede municipal para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade apropriada.

A EPG Anísio Teixeira, uma das escolas-polo da rede que oferece a modalidade EJA, realizou ao longo do semestre o projeto Trabalho e Empreendedorismo e, na última semana, promoveu palestra com Joselito Ramos de Oliveira, de 73 anos, ex-estudante da EJA da Prefeitura.

Durante a palestra Joselito contou sua trajetória, que começa como linotipista, o operador de máquinas de linotipo, processo de impressão feito por meio de uma máquina de composição de tipos de chumbo, profissão interrompida com a chegada da tecnologia aos meios de comunicação.

Joselito conta que os jornais, livros e revistas que eram compostos e editados por meio do linotipo passaram a ser produzidos e editados por computadores.

Nessa época ele trabalhava em uma linotipadora gráfica no bairro do Cambuci, em São Paulo, e por meio desta firma foi convidado a fazer parte da modernização na Fundunespe (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp), que estava implantando em seu sistema a tecnologia de computação gráfica. Ele trabalhou lá durante oito anos.

Vontade e perseverança para realizar seus sonhos

Com o divórcio e já aposentado, Joselito conta que resolveu voltar a estudar e matriculou-se na EJA da EPG Dorival Caymmi, para concluir o ensino fundamental, e na Escola Estadual Pimentas VII, para concluir o ensino médio.

Em 2017 Joselito prestou o Enem e, com a ajuda de um amigo, o professor Marcos Vinícius de Melo e de sua esposa também professora, conseguiu uma bolsa integral em ciências da computação na Universidade de Guarulhos (UNG). Em outubro do ano seguinte, por ser o aluno mais velho da universidade e vindo da Educação de Jovens e Adultos, foi convidado a fazer uma matéria para o Globo Repórter, da Rede Globo. Para assistir ao episódio acesse https://youtu.be/2Oc4A91r6Fw.

“Voltei a estudar com 65 anos, fiz três anos de EJA e quatro de ensino superior. Hoje sou formado em ciências da computação. Atualmente, às vésperas de completar 74 anos, meu maior prazer e orgulho é participar de eventos e palestras como essa na EPG Anísio Teixeira. É gratificante ser um exemplo de vontade e perseverança para pessoas que querem e podem realizar seus sonhos e objetivos. Para se adquirir conhecimento não há idade nem tempo”, destacou Joselito.

De acordo com a coordenadora pedagógica da EJA, Vanusa Ribeiro dos Santos, a palestra foi muito bem recebida pelos demais estudantes da EJA. “O Joselito é a personificação de que é possível estudar, se formar, exercer uma profissão e a idade não é empecilho. Ele está muito próximo da realidade deles, foi aluno da EJA, prestou o Enem, conseguiu bolsa integral na Universidade de Guarulhos e se formou neste ano. Ele é bastante eloquente e fala muito bem”, comentou.

Aprender ao longo da vida é um direito de todo cidadão. Em Guarulhos, a Secretaria de Educação oferece a Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino que tem como finalidade atender indivíduos que foram privados da escolarização na idade adequada e que, indiscutivelmente, têm direito ao domínio dos saberes e conhecimentos necessários para bem exercer a cidadania. A EJA atende a população com idade superior a 15 anos que não teve acesso à escola ou desistiu dos estudos precocemente.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro