Guarulhos Guarulhos reforça proibição do cerol e alerta para multas de mais de R$ 1,8 mil Redação23 de junho de 202605 visualizações Com a aproximação das férias escolares e o aumento da prática de soltar pipas, a Prefeitura de Guarulhos reforçou a proibição do uso de cerol e linha chilena no município. A medida está prevista na Lei Municipal nº 7.768/2019 e também veta a fabricação, comercialização, porte e utilização desses materiais devido aos riscos que oferecem à vida humana e aos animais. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o cerol, seja caseiro ou industrializado, e a linha chilena, produzida com cola, pó de quartzo e óxido de alumínio, representam grave ameaça principalmente para motociclistas, ciclistas, pedestres e animais. Para fiscalizar e combater a prática, a Semob atua em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), realizando operações voltadas à apreensão dos materiais e à prevenção de acidentes. Apesar das ações de fiscalização, o uso de linhas cortantes ainda é bastante comum na cidade. Por isso, a prefeitura orienta motociclistas e ciclistas a instalarem antenas de segurança, equipamento capaz de impedir o contato da linha com a pele e reduzir o risco de acidentes graves. Além disso, o município recomenda que a população não confeccione pipas com papel laminado nem utilize fios metálicos, já que esses materiais podem conduzir eletricidade. Também é orientado não retirar pipas presas na rede elétrica nem arremessar objetos nos fios, prática que pode causar choques e interrupções no fornecimento de energia. Outro alerta é para que crianças e adultos evitem atravessar ruas e avenidas correndo atrás de pipas, reduzindo os riscos de atropelamentos. Quem for flagrado portando ou utilizando cerol ou linha chilena está sujeito a multa de R$ 1.804,24, equivalente a 400 UFGs, além da apreensão de todo o material cortante e dos recipientes utilizados na mistura. Na esfera criminal, empinar pipa com linha cortante pode configurar crime de perigo para a vida ou a saúde de terceiros. Em casos de acidentes, a orientação é acionar o Samu pelo telefone 192 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Já denúncias sobre uso de cerol ou linha chilena podem ser feitas à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.