Um idoso de 77 anos desconfiou de uma ligação na qual dizia que um suposto entregador levaria um presente de aniversário, armou um plano e acionou a polícia para prender o suspeito no sábado (29), no bairro Vila Sinibaldi, em São José do Rio Preto (SP).
Segundo a Polícia Militar, a vítima, que faz aniversário em janeiro, recebeu o telefonema dizendo que um presente seria entregue, caso ele pagasse a taxa de R$ 5,90 no cartão de crédito.
Antes que a encomenda fosse entregue, o aposentado acionou a polícia, desconfiado do “golpe do aniversário” (entenda mais abaixo). Ao ser abordado, o suspeito, de 26 anos, confessou que fazia parte de uma quadrilha especializada em estelionatos.
Com o homem, foram encontrados e apreendidos itens utilizados na aplicação do golpe, como máquinas de cartão, um aparelho celular, uma motocicleta e dinheiro em espécie. O suspeito foi levado à delegacia, onde foi preso em flagrante.
Como funciona o golpe?
No golpe do aniversário, os criminosos se passam por empresas e entram em contato no dia do aniversário da vítima dizendo que vão enviar um presente, e que a pessoa só precisa pagar uma pequena taxa de entrega.
Os golpistas dizem que não aceitam dinheiro em espécie e, na hora de passar o cartão e digitar a senha, o crime acontece. Nesse caso, o cartão de crédito pode ser clonado, dependendo do tipo de máquina que o criminoso estiver usando.
Ele ainda pode decorar a senha da vítima, uma vez que essa máquina pode recusar o pagamento de propósito.
Fonte: G1