Um menino de 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi agredido com socos por um colega dentro de uma escola municipal em Mongaguá, no litoral de São Paulo. A violência foi filmada e motivada por uma troca de ofensas (assista acima).
Em abril deste ano, o estudante, vítima das agressões, já havia sofrido com ameaças para não denunciar colegas que estavam fumando maconha no banheiro da escola. Na ocasião, ele chegou a ser afastado das atividades escolares para começar um tratamento psiquiátrico e psicológico.
As agressões ao aluno do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Givaldo Alves Gomes, no bairro Copacabana Paulista, aconteceram na terça-feira (24), e o caso foi registrado como lesão corporal no 1º DP da cidade na quarta-feira (25).
Os responsáveis pela vítima comprovaram com laudos médicos que ela tem TEA, O estudante havia acabado de retornar à escola após longo período longe dos estudos, devido às ameaças recebidas.
Começo da briga
O menino relatou aos policiais que estava “zoando” com os garotos, quando um deles não gostou da brincadeira e passou a soca-lo. As imagens obtidas pelo g1 mostram que o adolescente foi para cima do colega antes de ser agredido. Logo depois, é possível ver que a briga foi separada por um professor.
Diretoria
De acordo com o BO, a responsável pelo menino foi até a escola para entregar as chaves de casa para o filho e foi informada por um colega dele sobre a briga. Um inspetor disse à ela que não era nada para se preocupar e que já estava resolvido. O aluno, no entanto, estava chorando na sala da diretoria.
O menino foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Agenor de Campos. De acordo com o laudo obtido pelo g1, os médicos constataram que ele foi atingido no rosto, cabeça, boca e nariz. Ele estava com dor e um ferimento na parte interna dos lábios.
A equipe de reportagem entrou em contato com a prefeitura, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria.
Fonte: G1