Na Groenlândia, o Fantástico deste domingo (19) destacou os motivos por trás do interesse de Donald Trump por anexar a região aos Estados Unidos e contou sobre uma suposta estratégia usada por seu filho, Donald Trump Jr., para demonstrar que o pai tem apoio na região.
Trump Jr. fez uma visita de quatro horas à Groenlândia, no começo de janeiro. À época, ele disse aos repórteres que era apenas a turismo.
Ao fim do dia, tirou uma foto em um bar na capital Nuuk, ao lado de supostos apoiadores, que usavam bonés da campanha de Trump com frases como “Faça a América grande de novo”.
O Fantástico localizou dois homens que estavam na foto, que revelaram detalhes do registro.
Mas ele diz que não concorda com a ideia da anexação da Groenlândia. “Se isso acontecer, nunca mais teremos chance de ser um país. Os americanos não vão deixar”, destaca.
Já o estudante Oliver Bech disse que o grupo que tirou a foto foi trazido para o bar. “Alguns deles eram pessoas em situação de rua que foram pagos ou ganharam comida e bebida.”
Crítica à fala de Trump
Apesar disso, a ideia encontra resistência entre a maioria das pessoas ouvidas pela reportagem na Groenlândia.
A primeira-ministra da Dinamarca disse que a Groenlândia vai decidir quando estará pronta para ser independente, mas que a região pertence aos groenlandeses.
Fonte: Fantástico